Cultura

Xavier Paes recebe bolsa para residência artística no MIT (EUA)

Xavier Paes, artista natural de Ovar, foi contemplado com apoio Shuttle da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., um programa que visa promover internacionalmente o trabalho de artistas, autores e agentes culturais,  para o desenvolvimento de uma residência artística com a duração de um mês.
A “bolsa” vai acontecer no Spatial Sound Lab do MIT – Massachussets Institute of Technology, uma instituição de ensino e investigação de referência a nível mundial com base em Cambridge – Massachussets, nos Estados Unidos da América.
A residência está agendada para o mês de Março de 2025, onde o artista plástico vareiro irá desenvolver e apresentar na prestigiada instituição norte-americana o projecto FLARES – uma peça sonora que explora ideias como som em movimento, interferências, campos electro-magnéticos, corpos ressonantes, erupções solares e outros movimentos celestes – que será trabalhada através de uma lógica inserida no universo da música surround, pensada especificamente para o Spatial Sound Lab do MIT.

Fundado em 2019 pelo Professor Ian Condry, o MIT Spatial Sound Lab é espaço desenhado para a exploração e estudo do som enquanto elemento espacializado e arquitectónico. Equipado com um sistema de som surround 14.2 d&b Soundspace, é visto como um estúdio aberto à comunidade artística e científica, cujo foco é a criação e produção de projectos sonoros imersivos, assim como a pesquisa de possibilidades sociais dentro da esfera sonora e auditiva.

Radicado na cidade do Porto, a prática artística de Xavier Paes encontra-se na fronteira entre o som e a imagem, estendendo-se pelos campos da performance, desenho, escultura, instalação ou fotografia. Tem vindo a apresentar trabalho em variados locais a nível nacional e internacional, salientando-se espaços como Villa Arson (Nice), Café OTO (Londres), STUK (Lovaina), Overtoon (Bruxelas), NUB Project Space (Pistoia), OCCII (Amesterdão), La Pointe Lafayette (Paris), Fundação de Serralves (Porto), Galeria Municipal do Porto (Porto), Galeria Zé dos Bois (Lisboa) ou Centro de Arte Oliva (São João da Madeira).

Promovido através do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., o apoio Shuttle é um projecto da PLÁKA, uma iniciativa da Câmara do Porto, que medeia processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constituindo-se enquanto plataforma de medidas de apoio financeiro, científico e crítico a artistas e agentes culturais no campo da criação contemporânea, e simultaneamente de reflexão sobre a sua articulação com a política cultural do município do Porto.

Botão Voltar ao Topo