AtletismoDesportoPrimeira Vista
Vareiro Carlos Leite conquista o seu 22.º título de campeão nacional

A AEJ Triatlo, liderada pelo vareiro Marco Leite, deslocou-se até ao sul do país, mais concretamente até Grândola, para dupla participação: Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo Sprint.
Esta prova bateu o seu record de número de participantes inscritos superando os 1.100.
As provas decorreram no domingo, dia 16 de março, sendo que os mais jovens foram os primeiros a entrar em ação, naquela que foi também a primeira prova de 2025 do Campeonato Nacional.
Nos benjamins, Vasco Oliveira e Gabriela Santos foram os primeiros a arrancar e depois de um percurso de 300m de corrida, 1.000m de ciclismo e 200m de corrida chegaram à meta em 29.º e 27.º respetivamente.
De seguida arrancou o escalão de infantis com Gustavo Batista e Francisco Almeida a representar a AEJ Triatlo, nas distâncias de 800m + 2000m + 400m, concluíndo em 54º e 66º respetivamente.
Finalmente a representação da Escola de Triatlo AEJ encerrou no escalão de iniciados masculinos com o atleta Afonso Leite, que teve de percorrer 1.000m de corrida, 3.750m de ciclismo e 500m de corrida, cortando a linha de meta em 49.º lugar.
Da parte da tarde e já com condições climatéricas piores do que de manhã, foi a vez dos mais experientes competirem naquela que foi a prova que distinguiu os campeões nacionais individuais de Duatlo Sprint de 2025 e contou também como prova pontuável para o Nacional de Clubes.
Dos 4 atletas que a AEJ Triatlo levou para Grândola dois deles poderam saborear o pódio! A prova contou com as distâncias de 5km de corrida, 20km de ciclismo e 2,5km de corrida.
O primeiro a chegar à linha de meta foi Jorge Almeida em 16.º da geral o que lhe valeu o título de vice-campeão nacional no escalão de 35-39. De seguida, José Oliveira, no mesmo escalão foi 17.º. Mais atrás chegou Marco Leite que ficou classificado em 24.º no escalão 40-44. O quarto atleta a fechar esta prestação do clube de São João da Madeira, foi Carlos Leite que voltou a saborear o título de campeão nacional, desta vez no escalão de 80-84.
De salientar o facto deste atleta contar já com 22 títulos de campeão nacional.
O técnico, Marco Leite, não podia estar mais satisfeito com esta prestação de forma global mas que se traduz de forma particular em dois títulos individuais nacionais.