Válega: Escola Básica de Regedoura passará a designar-se Escola Básica Glória de Sant’Anna
No ano em que se celebra o centenário de Glória de Sant’Anna, uma das vozes mais marcantes da literatura em língua portuguesa, a Câmara Municipal aprovou uma proposta de alteração da designação de “Escola Básica de Regedoura, Válega, Ovar” para “Escola Básica Glória de Sant’Anna”, Válega Ovar”, como forma de homenagear, divulgar a obra literária e perpetuar a memória desta escritora que residiu em Válega. A proposta será encaminhada ao Ministério da Educação, entidade competente para alterar a designação.
A Câmara Municipal de Ovar já atribuiu uma medalha de mérito municipal a Glória de Sant’ Anna – Maria da Glória Fonseca de Santana Andrade Paes, a título póstumo, em 2014, e que a Junta de Freguesia de Válega considera “que a sua memória deve ser mantida e perpetuada às gerações vindouras”.
O Centro Educativo da Regedoura não tem qualquer patrono, salientando a junta de Válega que Glória de Sant’Anna é uma “figura incontornável da poesia portuguesa e ficará, assim, para sempre imortalizada na Vila de Válega, passando o seu legado literário a estar mais próximo das gerações mais novas”.
Glória de Sant’Anna, escritora, nasceu em Lisboa a 26 de Maio de 1925. De seu nome completo Maria da Glória Fonseca de Sant’Anna Andrade Paes, casou com o arquiteto Afonso Henriques Manta Andrade Paes, natural de Válega, onde a escritora se estabeleceu desde 1975.
Viveu em Moçambique entre 1950 e 1974; em Porto Amélia (actualmente Pemba) e Vila Pery (Chimoio). Poeta, prosadora, jornalista, radialista e professora de línguas e História.
Em 1961, recebeu pela Academia de Ciências de Lisboa o Prémio Camilo Pessanha com a obra “Livro de Água”.
Além de dezassete livros editados, está incluída em antologias e livros de estudo. A sua obra tem sido estudada em Espanha, Inglaterra, África do Sul, Brasil, França, Itália, Suécia, antiga Jugoslávia, Bélgica e Estados Unidos.
É-lhe atribuída a criação da base de uma tradição de lirismo na poesia moçambicana.
Em 2012, foi instituído o Prémio Literário Glória de Sant’Anna pelo Grupo de Acção Cultural de Válega e a família da escritora.
Para além da antologia comemorativa que será lançada, a família de Glória de Sant’Anna preparou vários eventos durante o ano de 2025, para honrar e divulgar a sua obra e o legado literário.