LocalPrimeira Vista

Troço de Ovar da Linha do Norte vai ser revisto pela Infraestruturas de Portugal

A Infraestruturas de Portugal (IP) volta a pegar no projeto de renovação da Linha do Norte no chamado subtroço Ovar / Gaia (KM 296,600 – KM 315,380) para proceder à revisão do projeto e proceder à eventual correção de erros.

A designada Revisão de Conformidade Normativa e Novos Requisitos Técnicos foi adjudicada por 266.855 euros com um prazo de entrega dos estudos complementares de 30 dias.

Lançado quando Pedro Marques era ministro do Planeamento e Infraestruturas, o Ferrovia 2020 tinha data de conclusão marcada para o último trimestre de 2021. Em novembro de 2020, Pedro Nuno Santos, já ministro das Infraestruturas e Habitação, disse no Parlamento que as obras seriam concluídas até dezembro de 2023, o prazo final do financiamento comunitário do programa.

Um ano depois, em novembro de 2024, o Acordo de Parceria do Portugal 2030 atirava uma nova data: o final de 2025. Isto é: alguns projetos do Ferrovia 2020 estarão a ser financiados com o Portugal 2030.

Num momento em que a falta de segurança na estação de Ovar ceifou mais duas vidas, o Município voltou a reiterar preocupações com o atraso das obras no troço sempre adiado entre Válega e Espinho.

Depois dos mais recentes acidentes, os maquinistas da CP já não escondem nas redes sociais que passam em Ovar com “o coração nas mãos”.

Botão Voltar ao Topo