Life&Tek

Tempo Quente: Alerta laranja até segunda-feira

Devido às previsões meteorológicas, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”, o Governo declarou situação de alerta em todo o território continental. A situação de alerta abrange o período compreendido entre as 13h00 horas deste domingo e as 23h59 da próxima terça-feira.

“Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, da Saúde, das Infraestruturas e Habitação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas determinaram a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente”, lê-se num comunicado do Executivo.
A situação de alerta, declarada pelos ministérios, abrange o período compreendido entre as 13h00 horas deste domingo, dia 15 de setembro, e as 23h59 da próxima terça-feira, dia 17 de setembro.Esta declaração decorre da “elevação do estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio Elevado, Muito Elevado e Máximo, previsto pelo Institudo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em grande parte do território continental”.
No âmbito da declaração de situação de alerta, serão implementadas um conjunto de medidas de caráter excecional, adianta ainda o comunicado.

Está, por isso, proibido o acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais ou caminhos rurais, assim como é proibido realizar queimadas ou queimas e qualquer tipo de trabalho florestal com recursos a maquinaria.

Está também proibida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai emitir avisos à população sobre o perigo de incêndio rural, com o envio de um SMS preventivo.

Botão Voltar ao Topo