CulturaPrimeira Vista

Sonhos de Violeta levam “Martírio e Paixão” à Viagem Medieval

Este ano, a Associação Sonhos de Violeta dá corpo e movimento ao espetáculo “Martírio e Paixão” na Viagem Medieval dedicada à história do reinado d’el-rei D. Duarte, os seus gostos e desgostos, a sua cruzada com os irmãos nas aventuras e desventuras da vida.

O grupo de Válega que assinala sete anos de vida, está, mais uma vez, a colaborar com a ACAL – Associação Cultural e Artística da Lourosa na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

Neste evento de nível internacional, estão mais de duas dezenas de bailarinas e bailarinos que se deslocam de Ovar para brilhar diariamente como um dos pontos de atração mais requisitados pelo público.

O espetáculo estreou ontem com texto e direção de Jorge Fraga e coreografia / movimento e expressão de Gabriela Frutuosa.

D. Duarte foi aclamado rei de Portugal em 1433. Apesar de ter reinado apenas cinco anos, deixou em testamento que sua esposa, D. Leonor de Aragão, seria a regente do reino enquanto o filho Afonso fosse menor. No entanto, foram os irmãos de D. Duarte que assumiram o controlo do reino até o Infante atingir a maioridade.

Os Infantes, cada um à sua maneira, desempenharam um papel decisivo na afirmação de Portugal no seio dos reinos europeus e na Santa Sé, criando uma Nova Era para o país.

Botão Voltar ao Topo