Sociedade Ria Viva promete investir 90 milhões em projetos de valorização e sustentabilidade ambiental
A Ministra do Ambiente e Energia apresentou, esta sexta-feira, na Ribeira da Aldeia, em Estarreja, a nova Sociedade Ria Viva, “um projeto essencial para a proteção e valorização da Ria de Aveiro”.
Na sua intervenção, Maria da Graça Carvalho reforçou a importância deste projeto para “a proteção costeira e dunar, a requalificação e valorização dos rios e a proteção da biodiversidade e ecossistemas”.
A nova entidade, que vem suceder à Polis Litoral Ria de Aveiro, será responsável por investir cerca de 90 milhões de euros em projetos de valorização e sustentabilidade ambiental.
A nova Ria Viva vai além da Ria de Aveiro, integrando já a Barrinha de Esmoriz e passa a integrar os Rios principais da Região de Aveiro (Vouga, Águeda, Cértima e Levira).
Em termos de Municípios, aos dez que já integravam a PLRA, junta-se agora o Município de Anadia, ficando com plena justaposição a área de intervenção da Ria Viva à da CIRA.
O valor total do investimento a concretizar conta com a participação no capital da empresa e nos investimentos pelo Governo e pelos Municípios da CIRA, e nos investimentos pelos Fundos Comunitários e pelo Fundo Ambiental.