CulturaPrimeira Vista
Reis cantaram na Igreja Matriz de Ovar pela primeira vez
Diz-se que as mais belas declarações a Ovar são feitas a Cantar os Reis.
Mas, apesar de secular, a tradição nunca tinha sido cantada na Igreja Matriz de Ovar, local de onde efetivamente emana a fé duradoura e inabalável das gentes do mar e de Ovar que, em última instância, também lhe está na génese.
Pela primeira vez na história da sua tradição, os Reis de Ovar foram cantados no belíssimo cenário da Igreja Matriz de Ovar, sob o olhar atento do Padroeiro São Cristóvão.
“Ainda bem que foi possível vir aqui cantar, pois já fomos cantar a outras igrejas, nomeadamente, no Porto, e não fazia sentido não levar uma tradição destas à Igreja Matriz de Ovar”, salientaram vários reiseiros.
Na estreia proporcionada pela Paróquia na abertura do templo, marcaram presença as 4 Troupes mais antigas do concelho – Troupe de Reis JOC/LOC, Troupe de Reis Associação Desportiva Ovarense, Troupe de Reis Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Troupe de Reis do Orfeão de Ovar.
Juntas, no final, deram voz à tradição, num encontro memorável que decorreu este sábado na Igreja Matriz de Ovar.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal e contou com a produção por parte do Conselho Técnico do Cantar os Reis de Ovar.