Reeditado livro “Salreu, uma Aldeia em Papel de Arroz”, 14 anos depois
O Município de Estarreja reedita o livro “Salreu, uma Aldeia em Papel de Arroz”, de Sérgio Paulo Silva, com duas adendas. Lançado em 2010 e depois de ter esgotado, a publicação incide sobre o passado da produção de arroz na Região do Baixo Vouga Lagunar, sobretudo da freguesia de Salreu, Estarreja, enriquecendo desta forma as publicações culturais da autarquia. A apresentação está agendada para este sábado, dia 19, às 15h00, no Museu Fábrica da História – Arroz.
Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, nota no prefácio do livro que a 2.ª edição “é uma forma singela de homenagear e honrar os nossos antepassados, que viveram a dureza do trabalho nas marinhas de arroz, particularmente as mulheres, na esperança de que nos inspire e sirva de motivação para fazer sempre mais e melhor, no presente e no futuro.”
Inserido na estratégia integrada de desenvolvimento municipal e promoção do território, desde 2015, o Município de Estarreja abraçou o desafio de contar a História do Arroz em Estarreja, com o projeto de reabilitação da antiga Hidro-Eléctrica de Estarreja. A autarca explica que, contar a História do Arroz em Estarreja é muito mais do que falar de produção do cereal. É falar da nossa identidade, do nosso património natural e cultural, da nossa gastronomia, dos nossos convívios, das nossas tradições e modos de vida.” A vontade de preservar essa herança cultural, promover os valores naturais presentes no Baixo Vouga Lagunar, incentivar e encorajar a continuar os que ainda hoje se dedicam à cultura do arroz, verdadeiros heróis, incrementando ao aumento da cultura deste cereal, está agora materializada no Museu Fábrica da História – Arroz, rematou.
Os exemplares do livro estarão disponíveis para venda ao público no Museu Fábrica da História–Arroz, na Casa Museu Egas Moniz e na Biblioteca Municipal de Estarreja, pelo valor de 7,50€.
Esta iniciativa integra a programação do Museu Fábrica da História – Arroz, que pretende que os visitantes descubram a história, a inovação e a cultura do arroz em atividades educativas e divertidas para todas a idades.