PSP: Férias de Natal em Segurança
A Polícia de Segurança Pública iniciou no pretérito dia 14 de dezembro a Operação Nacional: “Festas em Segurança” tendo desenvolvido desde então um conjunto de iniciativas que visam garantir uma maior visibilidade policial, incremento de uma maior dinâmica operacional e reforço da vigilância aos crimes que têm maior propensão de acontecer nesta época do ano. Paralelamente a estas ações, vão aumentar exponencialmente os meios humanos e materiais afectos ao trânsito, até ao próximo dia 27 de dezembro.
Desde o passado dia 14 até ao dia 21 de dezembro, comparativamente ao período homólogo de 2014, a PSP regista na sua área de intervenção um decréscimo que se cifra entre os 29% e os 40% que diz respeito à criminalidade violenta e grave e a geral respetivamente. Contribuem para este decréscimo de forma notória os crimes por furtos em residência que decresceu cerca de 50%, os furtos por carteiristas que recrudesceram mais de 40% e os furtos em supermercado e em veículos que diminuíram ambos mais de 45%.
Considerando os resultados operacionais anteriormente aventados, a PSP continuará a reforçar de forma visível, ostensiva e ativa a segurança de todos os cidadãos, focando com especial incidência os locais de maior afluência em consequência do agendamento previsto das festas, comemorações e grandes aglomerados de pessoas nos centros das cidades. Este reforço considera igualmente o contexto atual de segurança europeia e mundial que incrementou medidas suplementares de segurança, nomeadamente ao nível de ostensividade da PSP em locais e infraestruturas de maior criticidade.
A PSP promete aumentar a visibilidade e empenho operacional da sua valência de trânsito da nível nacional, considerando os grandes fluxos de tráfego que se verificarão à saída das principais cidades nas próximas horas, principalmente nas primeiras horas do dia 23 de dezembro e no regresso agendado para o dia 27 de dezembro. Este reforço pretende reduzir de forma drástica as manobras de risco que já vitimaram mortalmente 5 cidadãos desde o início da Operação Festas em Segurança, mais 4 que em igual período de 2014. Desde o dia 14 de dezembro a PSP registou 3 atropelamentos mortais no Porto (dia 16), na Figueira da Foz (dia 17) e em Setúbal (dia 21). Juntam-se a estas 3 situações uma colisão em Setúbal no dia 18 em que morreu um cidadão e um despiste no dia 21 de dezembro da Ilha do Faial, Açores onde faleceu outro cidadão.
A PSP agradece e apela a todos os cidadãos que continuem a manter presentes os conselhos de segurança para evitar os crimes com maior prevalência (juntamos os conselhos prioritários) e que evitem conduções de risco motivadas por excesso de álcool, velocidade excessiva e falta de dispositivos de segurança. Reforçamos que podem ainda requerer nas próximas horas, caso se ausentem durante este período de Natal, a vigilância gratuita das vossas residências.