Cuidado com o significado oculto que os emojis podem ter nas publicações e nas conversas entre jovens e adolescentes. O alerta é feito pela PSP e surge na sequência de uma série televisiva chamada “Adolescência”.
A polícia avisa que nem sempre um coração significa amor e até há códigos para o consumo de drogas.
“Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP apela a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emojis) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”, refere a publicação da PSP.
“Os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (grooming). Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual”, acrescenta.
Já em relação às drogas, “os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados emojis, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico”.
“Apesar de esta realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização”, conclui a PSP.
