Ao ar livre e com entrada gratuita, o desfile organizado pela AEF – Associação Empresarial da Feira vai levar à Praça Gaspar Moreira as melhores propostas de Primavera e Verão do comércio tradicional do município. Roupa, calçado, malas, acessórios, óculos, penteados e maquilhagem serão exibidos por mais de 100 manequins em duas passarelles simultâneas, numa produção multidisciplinar cenicamente cuidada e apelativa – que, a avaliar por anteriores edições, deverá receber na plateia mais de 1.500 espectadores.
Após várias edições em espaços emblemáticos do concelho, o desfile de moda organizado pela AEF – Associação Empresarial de Santa Maria da Feira volta este sábado à noite ao seu primeiro palco, na Praça Gaspar Moreira, prometendo animar o centro histórico da cidade com uma inovação: duas passerelles simultâneas, para maior visibilidade das propostas Primavera/Verão reunidas para o efeito por 11 lojas do território.
Perante uma plateia que, a avaliar por edições anteriores, deverá ultrapassar os 1.500 espectadores, a exibição das tendências de moda para os dias quentes de 2024 estará a cargo de mais de 100 manequins, a maioria dos quais amadores, mas selecionados para o evento num casting cujo júri reuniu parceiros da AEF com experiência nas áreas da moda e da produção de eventos. Foram assim escolhidos modelos dos 2 aos 64 anos de idade, oriundos não apenas da Feira, mas também de Ovar, Oliveira de Azeméis, Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto e Lisboa.
“O que estamos a preparar é um desfile que, além de provar que o comércio tradicional sabe o que faz e tem uma oferta diversificada e de qualidade, também constituirá um espetáculo de animação multidisciplinar”, afirma Alferes Pereira, presidente da AEF. “É que além das propostas de moda em si mesmas – roupa de homem e senhora, peças de criança, calçado, malas e marroquinaria, óculos, artigos profissionais de ballet – o desfile também vai incluir performances de música e dança, criando assim um ambiente realmente diferente e especial que não tem rival na Feira nem na região”, acrescenta o mesmo responsável.
Esses momentos culturais estarão a cargo do cantor Pedro Piaff, dos performers da escola de bailado, teatro e dança contemporânea Ninho das Artes, e dos bailarinos da academia Creative Move. Mas, numa colaboração com o tecido associativo local, diversos elementos do Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira também assegurarão apontamentos teatrais em diferentes momentos dos desfiles.
Uma apresentadora com boa energia
Sob o acompanhamento de sonoplastia de Simão Valinho, as 11 lojas que que vão dar a conhecer as tendências da moda para a atual temporada Primavera/Verão são as seguintes: 4Dance, Ana Sapatos As Luísas, Ativo Kids, Inplicite Underwear, Kapa M, La Perle by Amour, Lady Moda, Ótica Inês, Moda Alexandra e Vera & Cátia Concept Store.
As escolhas desses estabelecimentos quanto aos artigos mais em voga na Primavera/Verão de 2024 serão introduzidas em palco por Maria João Costa, apresentadora da estação televisiva Porto Canal. “É uma profissional muito elogiada pela sua boa disposição, o que ajudará a reforçar a boa energia que queremos no evento”, declara Alferes Pereira.
Quanto ao palco a pisar pelos mais de 100 manequins convocados para desfilar, é à encenadora e produtora Lígia Lebreiro que cabe a direção geral do evento, no que isso envolve de cenários, banda-sonora, efeitos multimédia, jogos de luz, disposição de plateias e tudo o mais que, segundo o presidente da AEF, garante ao ModaFeira o estatuto “recente, mas rapidamente consolidado de um dos principais eventos anuais da agenda de Santa Maria da Feira”.