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Projeto de prevenção do abandono escolar divulgado em revista científica americana

A revista científica americana Education Policy Analysis Archives, da Universidade Estadual do Arizona, publicou recentemente um artigo científico dedicado ao projeto educativo comunitário de prevenção Desafia-TE!, implementado pela Município de Santa Maria da Feira em 2015 e operacionalizado pelo Gabinete da Juventude ao longo de quase dez anos de intervenção na comunidade.

 O artigo publicado é da autoria de Norberto Ribeiro, investigador do Centro de Investigação e Intervenções Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, especialista em participação cívica e política de jovens e educação para a cidadania e educação política, juntamente com Andreia Casimiro e Liliana Freixo, técnicas do Gabinete da Juventude de Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que acompanham o projeto Desafia-TE! desde a sua génese.

O estudo “Desafia-TE! – Avaliação Externa de um Projeto Local para Combater a Exclusão Social de Jovens Estudantes” teve como principal objetivo analisar a perceção dos jovens relativamente ao impacto deste projeto educativo comunitário de prevenção, destinado a alunos dos 14 aos 18 anos, que estudam no território feirense e manifestam indicadores preocupantes de risco de exclusão social, nomeadamente desmotivação, insucesso escolar e risco de abandono escolar precoce.

Para a concretização deste estudo, a equipa procedeu à recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa, tais como inquéritos por questionário aos participantes, entrevistas semiestruturadas a jovens de edições anteriores e a grupos de discussão focalizada.

Os alunos que foram alvo deste estudo consideram, na sua maioria, que o projeto Desafia-TE! promoveu competências pessoais e relacionais de forma muito significativa. Revelam ter ficado mais disponíveis para conhecer novas pessoas, mais conscientes do outro, mais preocupados com as questões da integração e mais despertos para vocações profissionais futuras. Os jovens valorizaram ainda a dimensão prática das atividades dinamizadas no âmbito deste projeto, fator motivador e mobilizador que contrasta, nas palavras dos participantes, com a “rotina” e “monotonia” das experiências mais teóricas e expositivas em contexto escolar.

O impacto deste projeto na escola é outro dado destacado pelos autores do artigo científico agora publicado. Os dados apurados revelam que alunos participantes consideram que o Desafia-TE! teve uma influência positiva nas suas escolas, ao nível pessoal e relacional, bem como nos resultados escolares e métodos de estudo, perceção em sintonia com outros estudos que associam a participação em atividades extracurriculares a um melhor desempenho académico e a comportamentos pró-sociais. Outro resultado do estudo é o baixo nível de interesse e de participação cívica e política dos jovens envolvidos.

E se a maioria dos participantes tem, efetivamente, uma perceção positiva do projeto, grande parte considera que o Desafia-TE! deveria alargar o seu leque de abrangência e não focalizar a sua atenção apenas nos jovens com problemas de integração escolar, de modo a evitar a estigmatização de quem nele participa. Do lado dos autores, a opinião é unânime relativamente à pertinência do projeto no combate à exclusão, uma vez que proporciona aos jovens oportunidades que muito dificilmente poderiam experienciar noutro contexto, minimizando desigualdades, promovendo o conhecimento e o autoconhecimento, e valorizando competências pessoais e relacionais.

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