Procissão não desce ao areal mas a esperança não morre
Nas várias Festas do Mar do litoral vareiro (ou ovarense), o ponto alto é, indiscutivelmente, a realização das imponentes procissões com Bênção ao Mar, em que se destacam os andores com as imagens religiosas dos Santos da devoção de cada uma das comunidades piscatórias.
Ontem, foi a vez do Furadouro encher-se de gente que ruma ao litoral para assistir a uma manifestação religiosa que emociona pela sua solenidade mas já não tem condições para descer ao areal há vários anos.
Assim, vão-se adaptando as tradições seculares, de homenagem à religiosidade dos pescadores e aos dramas por eles enfrentados no mar, com naufrágios como o que, no Furadouro, em maio de 2013, tirou a vida a dois pescadores.
“Povo de gente do mar, cuja vida se joga todos os dias e se perde mais rapidamente que um credo (…) O mar, também em troca do pão que assegura a quem penosamente lhe rasga as entranhas, é, em grande parte, o responsável pelo sombrio da nossa alma, sempre inquieta, a interrogar o dia até amanhã”, deixou escrito o historiador Zagalo dos Santos.
Tal como vem acontecendo já há muitos anos em Cortegaça, ao Furadouro resta igualmente uma entrada simbólica no areal para cumprir a tradição, uma vez que a nova realidade da praia impede o acesso da procissão à estreita língua de areia agora suportada por uma muralha de pedra que “separa” o mar da Marginal.
Os andores apresentaram-se lindíssimos como sempre e, carregados aos ombros por mulheres e homens do mar, percorreram um trajecto em terra firme, num cortejo abrilhantado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar e pela Banda Boa União.
Resta a esperança de um dia a procissão poder voltar a percorrer o areal, junto ao mar, com os seus integrantes descalços, molhando os pés. Há pouco mais de um mês, no último dia do município de Ovar, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador malheiro, pediu: “Acreditem nos Quebra Mares destacados no Furadouro tal como acreditaram na requalificação do monumento à arte xávega”.
O Programa Litoral XXI prevê a construção de três quebra-mares destacados, paralelos à costa, no Furadouro, cuja envolvente será saturada com cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de areia. Quem sabe se depois desta intervenção a procissão volta ao areal?
Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good
success. If you know of any please share. Thanks!
I saw similar blog here: Eco bij