Peregrinos despedem-se dos dias felizes em Ovar (Galeria)
A poucos minutos do arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os peregrinos acolhidos em Ovar já estão em Lisboa.
Neste domingo, o grupo de jovens alojado na comunidade vareira, viveu um dia especial de despedida que pôs fim ao tempo passado com as famílias portuguesas.
A Missa Solene, celebrada na Igreja Matriz de Ovar, foi presidida pelo Bispo Polaco Krzysztof Nitkiewicz e concelebrada pelo Padre Victor Pacheco e outros párocos portugueses e polacos e responsáveis do grupo francês da Diocese de Versalhes juntamente com jovens de Paris, França.
A celebração foi preparadas pelos jovens franceses, polacos e portugueses, com auxílio dos fiéis vareiros que proporcionaram uma estadia aos peregrinos estrangeiros.
Na sua homilia, Dom Nitkiewicz desejou aos jovens que, durante a JMJ, fortaleçam a convicção de que “possuem o tesouro da fé, fazendo uso dele para si e para os outros”.
À noite, os jovens polacos juntamente com os padres e as suas famílias portuguesas e os jovens de Portugal reuniram-se no salão paroquial para uma noite serena em que se resumiu o tempo passado na diocese do Porto e na cidade de Ovar.
O grupo de 40 jovens de duas cidades polacas Janów e Modliborzycki – e um grupo de 47 de Gorzyce, a que se juntaram jovens da diocese de Sandomierz, deslocam-se a Portugal para a JMJ.