Passadiços do Paiva não escapam às chamas em Arouca

Os Passadiços do Paiva, um dos maiores ex-líbris turísticos de Arouca, também não escapam aos incêndios que estão a devastar a região.
Localizados no Arouca Geopark, classificado pela UNESCO, os passadiços são um ponto de referência pela sua integração única na paisagem e pela proximidade ao rio Paiva, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Segundo a imprensa local, parte deste importante património natural está a ser consumido pelas chamas, o que representa não só uma perda ambiental, mas também um golpe para o turismo local e para a preservação das belezas naturais de Portugal.
Os incêndios em Arouca obrigaram a autarquia a ativar o plano de emergência. Sete mil hectares arderam, só na última noite, desde que o fogo vindo de Castro de Aire passou do distrito de Viseu para o distrito de Aveiro.
Ouvido esta quarta-feira de manhã pela Antena 1, a presidente da Câmara de Arouca adianta que foi ativado o plano de emergência, as aulas estão suspensas e as escolas vão servir para acolher as populações que tenham que ser retiradas de casa.
Margarida Belém diz que é urgente colocar mais meios no terreno dada a intensidade das chamas.