Local

Paróquias de São João de Ovar e S. Vicente de Pereira têm novo Pároco

Foi festiva a Entrada Solene do novo padre José Coelho nas Paróquias São João e São Vicente de Pereira, em Ovar.

Cumpriu-se, assim, a nota da Diocese do Porto, de julho último, nomeando José Coelho, natural de Freamunde,  Porto, para aquelas paróquias do concelho de Ovar, em substituição do Padre José Almonte Jesús ali colocado desde 2021, vindo das paróquias de Esmoriz e Maceda como vigário paroquial, logo após a sua ordenação.

A mudança causou alguma surpresa nas gentes locais, mas “não nos cabe comentar as decisões dos órgãos que presidem aos destinos da diocese, muito menos fazer sobre elas comentários subjetivos ou juízos de valor”, salienta fonte oficial da paróquia.

“Como povo responsável e obediente, trabalhador e humilde, cabe-nos aceitar as decisões do nosso bispo”, no entanto, a mesma fonte admite que “o vemos partir com alguma mágoa, não magoados, mas com alguma mágoa”.

Almonte Jesús foi transferido para as paróquias de Santa Cristina (Mansores) e S. Salvador (Várzea), da Vigararia de Arouca – Vale de Cambra.

Como foi o percurso de vida do Padre José Coelho até chegar ao Seminário?

Até chegar ao Seminário, tive tudo, fiz tudo, estraguei, esbanjei, sonhei, nunca me faltou nada. Até que me cansei e vi, despertei, compreendi que não tinha nada. A minha vida desenvolvia-se entre a escola e os amigos, e a fábrica de moveis do meu avô. Obviamente, fiz mais aneiras, do que trabalhei. Foi no meio desta gente honrada, muito digna, que “suava” todos os dias, e muito, para pôr o pão em cima da sua mesa, que cresci. Fui vivendo entre o tudo, que achava que tinha, e o pouco de uma vida insatisfeita que é como “serrim” da fábrica.

Botão Voltar ao Topo