Ovar também tem o seu Bairro 25 de Abril
O Bairro da Misericórdia, em Ovar, foi inaugurado a 27 de abril de 1949, numa área de pinhal, e assim se manteria sem grandes alterações no seu conjunto arquitetónico e mesmo paisagístico até ao 25 de abril de 1974.
Cinco anos depois da revolução, a 25 de Abril de 1979, no Poço de Baixo, em sessão solene presidida por Augusto Godinho Arala Chaves, Presidente da Assembleia Municipal, foram descerradas novas placas, rebetizando o bairro com o nome de “25 de Abril”, ao mesmo tempo que se procedeu à entrega simbólica das chaves de 28 moradias a outras tantas famílias.
A sessão, da iniciativa da Associação de Moradores do Poço de Baixo que com o seu esforço e dinamismo e dentro da colaboração da “Operação SAAL” conseguiu extinguir um dos mais velhos cancros de ordem social e habitacional existentes na vila vareira.
Numa primeira fase, foram disponibilizados 28 fogos já aptos a serem habitados, completada mais tarde com mais cinco.
As 28 casas inauguradas compreendem 11 Tipo T2 que dispõem de 2 quartos, sala, cozinha, dispensa e quarto de banho completo; 8 Tipo T 4 com 4 quartos, hall e tudo o mais das acima e, finalmente, 9 Tipo T 5 com 5 quartos e absolutamente idênticas às T4.
No acto da inauguração, largamente concorrido, a mesa de honra foi constituída pelos presidentes,da Câmara, Assembleia Municipal, Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia e Associação de Moradores do Poço de Baixo e pelos representantes da 1.ª Comissão Administrativa da Câmara, após o 25 de Abril, Cooperativa Habitovar, Comissão de moradores de S. João e o Engenheiro Diomar da Silva Santos, do Fundo de Fomento de Habitação.
Usaram da palavra, Fernando Raimundo Rodrigues e Augusto Arala Chaves, na qualidade de presidentes, respectivamente, da Câmara e Assembleia Municipal, e Mário Vaz, presidente da Comissão de Moradores do Poço de Baixo, principal dinamizadora do melhoramento, todos salientando o alto significado do acontecimento que se estava a inaugurar.
As casas, cujas chaves foram simbolicamente entregues por Mário Vaz e Engenheiro Silva Santos, destinaram-se, na maior parte a novos moradores que viviam nos barracos ainda existentes no Poço de Baixo e que agora seriam demolidos para a construção dos restantes 5 fogos em falta.
Um outro acontecimento digno de registo nesta data foi o lançamento da primeira pedra para a construção do futuro SaIão Convívio do novo Bairro.
Unidos por este sentimento comum, os Moradores do Bairro da Misericórdia de Ovar, que tinham constituído, em 1974, uma comissão de Moradores cujos objectivos eram a promoção do bem estar Social, ocupação de tempos livres e o desenvolvimento da Amizade e Solidariedade Social.
No dia 4 de Dezembro desse mesmo ano, foram dados os primeiros passos para a construção de uma sede própria que englobava no projecto um salão convívio que permitisse a realização de actividades Culturais, um parque infantil e um recinto Desportivo Polivalente. Por escritura de 29 de Novembro de 1989, lavrada no Cartório Notorial de Ovar, foi fundado o Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Bairro da Misericórdia de Ovar (mantendo o nome original do bairro), que sucedeu à referida Comissão, e que tem como objectivo a prática Cultural, Recreativa e Desportiva e que ainda hoje existe.
Embora a sua acção se estenda numa vasta amplitude, é no campo Recreativo e Desportivo que a mesma se tem destacado, tendo organizado e colaborado em diversas iniciativas para os sócios e todos os amigos que visitam regularmente as nossas instalações.
*“Notícias de Ovar” (03/05/1979)
*”Datas da História de Ovar”, de Alberto Sousa Lamy
*OvarMemória in Facebook