Ovar quer recuperar o PRR que “fugiu”
Depois de ter visto as obras de defesa do litoral vareiro ficarem de fora do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, a Câmara de Ovar aposta em recuperar 5,6 milhões de euros para financiar as obras na EB António Dias Simões.
O sanjoanense Castro Almeida conhece bem Ovar e pode agradecer ao executivo agora liderado por Domingos Silva ter assinado a transferência de competências na saúde para desbloquear verbas daquele programa para o país.
Se o ministro Adjunto e da Coesão é o homem forte deste governo, a Câmara de Ovar ainda não beneficiou em nada desta proximidade com São João da Madeira, Feira (onde ‘mora’ o atual secretário de Estado do Ambiente) ou Espinho, ‘casa’ de Luís Montenegro. Será desta?
A empreitada, essa, já tem projeto de execução aprovado, faltando apenas o parecer da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mas, embora o prazo para conclusão dos trabalhos esteja estimado em 540 dias, a Câmara não se precipita e não aponta data para o início das obras até ter mais certezas quanto ao seu financiamento comunitário.
A obra prevê a remodelação e a requalificação dos quatro blocos de edifícios da escola, abrangendo não apenas salas de aulas e espaços administrativos, mas também biblioteca, pavilhão desportivo e auditório.
Nessa empreitada está prevista a restruturação de espaços, a substituição de caixilharias, a instalação de sistemas de isolamento térmico, a mudança de pavimentos e carpintaria interiores, a reparação de coberturas, a remodelação de instalações sanitárias, a execução de pinturas e vários arranjos exteriores.