Ovar quer bater recorde da “Maior Roda de Samba da Europa” que pertence a Madrid
É já no próximo sábado, 8 de fevereiro, que arranca o Carnaval de Ovar, numa edição que aposta fortemente na valorização das tradições e na participação da comunidade. Já na arruada de abertura, à rua, saem dois projetos comunitários e em destaque estará o tradicional Dominó, que chega reinventado e com vontade de conquistar todos os participantes. O Carnaval de Ovar 2025 quer bater recordes, tudo indica que o primeiro será já batido no primeiro dia, com a “Maior Roda de Samba da Europa”, que junta 60 músicos, num espetáculo interativo que promete espalhar a ®Vitamina da Alegria por todos os participantes.
A Maior Roda de Samba do Mundo é do Rio de Janeiro. Na Europa, o melhor registo é de Madrid, com 39 elementos, número esse que Ovar deverá ultrapassar no próximo sábado.
“Estamos certos de que será uma excelente jornada carnavalesca, estão todos convidados para vivenciar tradições únicas e perceber o porquê de o nosso Carnaval ser diferente”, desafia Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, que acrescenta que esta edição quer “consolidar o Carnaval de Ovar como um dos maiores do país e da Europa, apostando, para isso, em eventos identitários, com forte envolvimento comunitário e revestidos de características únicas”.
Às principais ruas da cidade de Ovar chega a folia, numa arruada cheia de ritmo e emoção, marcada para as 21h30 de sábado e com início na Praça da República. O momento contará com representantes de todos os Grupos e Escolas de Samba do Carnaval de Ovar, dos Gigantones e Cabeçudos de Ovar e da Associação Banda do Lau, da Associação Ida e Volta de Braga, do Grupo Trady Mupo de Zamora e do Grupo de Bombos de S. Mamede de Seroa. O anúncio do Carnaval de Ovar contará, ainda, com a apresentação, em primeira mão, das máscaras criadas na oficina criativa, promovida, recentemente, pela Câmara Municipal de Ovar e dinamizada por Carlos Gomes.
É no primeiro dia que se agarram as tradições. As(os) porta bandeiras de cada grupo vão envergar um Dominó criado em especial para a ocasião. O objetivo é reavivar uma das tradições mais identitárias de Ovar e desafiar os ovarenses a criarem o seu próprio “gabão” e a ostentá-lo com o orgulho de quem veste a identidade vareira, nas muitas iniciativas do Carnaval de Ovar, em especial na noite a ele dedicada: A Noite Dominó. “Este ano pretende-se dar ênfase a uma figura icónica e misteriosa do Carnaval de Ovar – o Dominó com a sua máscara, apresentando novas leituras e versatilidades contemporâneas a este traje carnavalesco, que já teve um papel preponderante no nosso Carnaval”, adianta o Vice-Presidente.
A festa continua no Mercado Municipal de Ovar. Depois de uma descarga de fogo de artifício, às 22h30, segue-se a Maior Roda de Samba da Europa. Um total de 60 músicos estarão, frente a frente, numa mesa com mais de 25 metros, com o reportório de 20 músicas que prometem contagiar o público. É o resultado de um outro repto do Município de Ovar à comunidade, que se traduziu numa oficina, que decorre, esta semana, no Centro de Arte de Ovar.
“O envolvimento dos vareiros no Carnaval é a principal causa do seu sucesso e, nesta senda, temos intensificado o trabalho com a comunidade, para que mergulhem nesta tradição, que a sintam como sua e sejam parte ativa na festa”, destaca o autarca.
No sábado, as iniciativas carnavalescas arrancam às 10h30 e decorrem durante todo o dia, com inúmeros momentos de animação musical, no centro da cidade, protagonizados pelos grupos que marcarão presença, à noite, na arruada. Destaque ainda para as exposições de cabeçudos e gigantones e de máscaras que vão estar patentes na Praça da República e no Largo Chafariz Neptuno, respetivamente.
Já a Aldeia do Carnaval abre as portas para receber a visita encenada “ALEG(O)RIA” – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar, protagonizada pelo artista Leandro Ribeiro, às 15h00, seguida da oficina para a criação de uma máscara decorada, promovida pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”, às 16h30. Há outras datas disponíveis para uma experiência diferente nos bastidores do Carnaval de Ovar. Para mais informações, os interessados devem contactar: [email protected] / 256 509 153 / 930 409 207.