“Ondas de noroeste podem atingir os 14 metros” – Alerta Vermelho
Siga as regras de segurança
A região aveirense está sob aviso vermelho a partir das 12h de segunda-feira devido à agitação marítima, anunciou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este aviso vermelho fica em vigor até às 09h de terça-feira, devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia, que vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir de hoje.
O IPMA antecipa “ondas de noroeste com sete a oito metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir 14 metros”.
A partir da tarde de hoje e até à madrugada de segunda-feira, o IPMA colocou ainda sob aviso laranja, devido à precipitação persistente e por vezes forte, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo um risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje a ocorrência de chuva, aumentando de intensidade a partir da tarde e sendo persistente no Norte.