Oiça o Hino da Boa União nos 135 anos da banda vareira
A Sociedade Musical Boa União assinalou, neste sábado, 135 anos de vida. Neste que é sempre um dia de festa, a direcção da “Banda Nova” agradece “a todos os músicos, direcções, sócios e simpatizantes que têm ao longo destes anos contribuído para o crescimento e a preservação desta instituição”.
E porquê Banda Nova? A Sociedade Musical Boa União foi fundada em 1889 por um grupo de executantes que deixaram a Banda Filarmónica Ovarense.
Por isso, a recém-criada passou também a ser conhecida por Música Nova distinguindo-se assim mais facilmente da antiga.
A primeira actuação pública nas ruas de Ovar fez-se no 1º de Dezembro de 1889, com o Hino da Restauração a ser uma das peças mais ouvidas. O primeiro serviço festivo foi efectuado a 2 de Fevereiro de 1890 na Capela da Nossa Senhora de Entreáguas.
Uma banda centenária, bebendo do seu longo e rico historial a energia suficiente para continuar sem desfalecimento a sua actividade da divulgação musical, tanto no âmbito da área geográfica onde tem a sua sede, como em qualquer outro local do país ou estrangeiro onde a sua presença seja solicitada.
Quem é o autor? Eis o hino da Boa União da autoria de Sérgio Ventura, em cuja vida a música entrou aos 7 anos iniciando os seus estudos musicais na vertente de Órgão. Para além disso, desenvolveu os estudos no mundo da música em Acordeão, Saxofone e Piano.
Com raízes em Ovar, nasceu em Avanca e ali continuou os estudos na Escola de Música, onde era aluno nas classes de Órgão e Acordeão do Professor Albano, e na classe de Saxofone dos Professores António Ribeiro e Paulo Martins.
Ao longo da sua carreira, já frequentou diversos Master Classes como Saxofonista e como Fagotista, tendo sido convidado a participar na Orquestra Internacional no evento “Porto 2001” Capital Europeia da Cultura, onde fez 1.º Fagote sob a direção do Maestro Omir Hadari.
Atualmente, na SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pouso, exerce funções como Professor de Fagote e Maestro de várias Classes de Conjunto.