O virtuosismo da guitarra de Mario Parizek na SEDE
A música e os ritmos do artista austríaco Mario Parizek causam uma impressão duradoura em quem o vê e ouve. Seja no metro de Viena, nas ruas da Europa, num museu mundial, numa rua azulejada em Ovar, ou numa sala de concertos – Parizek faz justiça a cada ocasião.
O artista austríaco pisou Ovar, pela primeira vez, na edição de 2022 do Festival de Artes de Rua Na Kalha, tendo decidido radicar-se permanentemente no nosso município e tem estado numa de Residência Artística por terras vareiras pelas quais se apaixonou e o inspira para compor novas melodias.
Foi, no entanto, na capital cultural que é Viena que alcançou o merecido reconhecimento artístico, deixando multidões arrebatadas e ansiosas por saborear os seus desafios musicais. O guitarrista colaborou com orquestras em toda a Europa e levou o seu estilo distinto de dedilhado ao palco de eminentes festivais e locais. Como, por exemplo, esta participação com a Orquestra da Marinha da Finlândia no Tampere Guitar Festival em Junho de 2024.
O seu talento tornou-o numa voz distinta, culminando já em trabalhos discográficos, produzidos por ele próprio. A elegância e a técnica com que Mario Parizek consegue extrair da guitarra os sons extraordinários, fazem do seu concerto uma experiência completa, despertando vários sentidos e emoções ao mesmo tempo.
A SEDE do Colectivo Terylene abre-lhe de novo as portas, esta noite de dia 10 para vermos se já há influências do vareirismo no seu repertório. Às 21h30. O ingresso tem o valor de 8 €uros.