“O tétano ainda mata em Portugal” – Por Enf. Sónia Almeida
O tétano é uma doença grave, potencialmente fatal, causada pela bactéria Clostridium tetani. Esta bactéria produz uma toxina que afeta o sistema nervoso central, causando rigidez muscular, espasmos e convulsões. É encontrada no solo, estrume e na superfície de objetos sob a forma de esporos, quando contamina ferimentos torna-se capaz de produzir uma toxina que atua nas terminações nervosas, induzindo contrações musculares intensas.
As primeiras manifestações do tétano são, geralmente, dificuldade em abrir a boca e engolir, surgem alguns dias apos a contaminação. Na maioria dos casos, há progressão para contraturas musculares que podem colocar a vida em risco quando atingem os músculos respiratórios.
A vacinação é a única forma de prevenir o tétano. A vacinação é recomendada para todas as pessoas, de todas as idades, ao longo da vida.
Em Portugal, a vacinação contra o tétano é gratuita e está disponível nos centros de saúde, mesmo para pessoas que não têm médico de família.
As pessoas que estão mais expostas ao tétano incluem:
- Trabalhadores que lidam com animais ou resíduos de animais;
- Pessoas que trabalham em áreas rurais ou florestais;
- Pessoas que praticam atividades ao ar livre, como jardinagem ou camping;
- Pessoas que sofrem de ferimentos ou queimaduras;
- Pessoas idosas com risco de queda;
- Mulheres grávidas.
A vacinação contra o tétano é feita com uma injeção que é administrada no músculo do braço. A dose de reforço é recomendada a cada 20 anos até aos 65 anos e depois passa a cada 10 anos.
A proteção contra o tétano é individual. A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que protegem contra a toxina produzida pela bactéria do tétano. Quando a pessoa é vacinada, o corpo deteta a substância e produz uma defesa, ou seja, é acionada uma resposta com formação de anticorpos. São esses anticorpos que permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro ou se ocorrer diminuem a sua intensidade
Para se manter vacinado contra o tétano, é importante:
- Verifique o seu cartão de vacinação físico ou digital para saber se está atualizado;
- Se não tiver certeza se está vacinado, fale com o seu enfermeiro;
- Faça a dose de reforço a cada 20 anos ate aos 65 anos depois passa a cada 10 anos;
Vacinar-se é um gesto simples que pode salvar vidas.
Como consultar o estado vacinal:
- Acesso o Portal do Utente com o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.
- Na área pessoal do utilizador, selecione a opção “Os meus registos”.
- Na seção “Vacinações”, clique em “Consultar”.
A página de consulta de vacinas exibirá uma lista de todas as vacinas administradas a si. Esta lista inclui a data da vacina, o tipo de vacina e o estado de vacinação.
Se estiver alguma vacina em falta, o Portal do Utente exibirá uma mensagem informando sobre isso.
Em suma, a vacinação contra o tétano é uma medida simples e eficaz para prevenir uma doença grave e potencialmente fatal. É importante que todas as pessoas, de todas as idades, se mantenham vacinadas contra o tétano, independentemente da sua atividade ou exposição a fatores de risco.
Faça a sua parte e vacine-se!
Enf. Sónia Almeida (USF João Semana)