“O Ninho” ganha prémio do júri do FIMO 2019
Di Fillipo Marionetes foi o preferido do Público.
A companhia sediada em Ovar, Partículas Elementares, arrecadou o Prémio do Júri do FIMO 2019. O espectáculo foi “O Ninho”, já conhecido do público, numa readaptação para o certame deste ano – em 2018 vencera o Prémio Infantil.
Os critérios do júri, este ano, assentaram na questão técnica de manipulação de marionetas e ainda na história e ligação emocional que fica com o desenvolver do enredo.
Carlos Silva, mentor do Partículas Elementares, ficou “sem palavras”, mas agradeceu a distinção.
O Prémio do Público foi entregue a Di Fillipo Marionetes, com “Hanging by a Thread”. Surpreendidos pelo prémio, os italianos dedicaram a distinção a todos os artistas que fizeram parte da edição deste ano.
“Hullu”, da companhia Blick Théàtre, recebeu uma Menção Honrosa.
Na cerimónia de encerramento, o director do festival, Nuno Pinto, agradeceu ao público, que compareceu, “sempre cordial aos espectáculos, e aos voluntários, já que, sem eles este sucesso não era possível”.
Quanto ao júri, agradeceu por ter sido “incansável nessa árdua tarefa de ver os espectáculos todos”.
O presidente da entidade organizadora, a União das Freguesias de Ovar (UFO), Bruno Oliveira, lembrou que também o comércio beneficiou muito ao longo destes três dias, e agradeceu igualmente “ao público que encheu todas as salas e todas as praças e ainda a todas as companhias pelos maravilhosos espectáculos”.
Fotos: FIMO