Cultura

O festival ALAVANCA está de volta

Vem aí a 6.ª edição do ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca, organizado pela Companhia de Teatro Kopinxas com o apoio do Município de Estarreja, e conta com novidades levando o teatro a novos lugares com o objetivo de aproximar as comunidades a esta arte. De 3 a 13 de abril e 3 de maio, o público é convidado a fazer parte deste festival.

O ALAVANCA surge da vontade de aproximar as comunidades locais a práticas culturais, tornando o contacto com o teatro uma experiência singular e aglutinadora nas suas diferentes formas e linguagens. O envolvimento das pessoas, da comunidade escolar e dos lugares são a alavanca para este festival.

No dia 3 de abril, o ALAVANCA abre com uma proposta para a comunidade escolar do 2.ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca e de Pardilhó, com uma conversa/jogo sobre a importância da existência de um festival de teatro no território. Servirá também para escutar novas vias de futuro junto dos alunos. No dia seguinte, o Teatro Extremo de Almada apresenta aos alunos 1.ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca a criação “A Avó Grilo e o Catavento”.

O Alavanca viaja a novos locais e não convencionais para a prática teatral com participação gratuita. O primeiro sítio inusitado é o Moinho da Passagem, em Canelas, com o projeto “O Arroz que o Teatro Descascou” onde a comunidade é desafiada a dar voz às palavras do seu poeta, Francisco Joaquim Bingre, através de leituras encenadas, rodeado por paisagens talvez contempladas pelo Poeta. Para participar no dia 5 de abril, às 16h.

A 7.ª edição da ObservaRia também recebe um este festival com os “Mostrengos”, no dia 12 de abril, uma criação da companhia de Marionetas de Mandrágora. Neste mesmo dia, o Mercado Municipal de Estarreja também é palco deste projeto com a performance de marionetas “Desencajate”, pela artista argentina, Cintia Cruz.

O ALAVANCA volta ao Cine-Teatro de Estarreja com duas propostas que encerrará a edição de 2025. A cena, no dia 13 de abril, irá o espetáculo “DoNoDoNaDa” da Companhia Certa da Varazim Teatro, para todos os públicos dos 3 aos 103 anos, onde os personagens são inspirados no cinema mudo de Charlie Chaplin e Buster Keaton. E, no dia 3 de maio, o Teatro Meridional e o Teatro do Montemuro apresentam um olhar delicado e poético sobre as migrações internas entre a ruralidade e o mundo urbano com o espetáculo “Lá”, com texto original de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Seabra.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, conta com a parceria e apoio do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca, Paróquia de Avanca e DGARTES.

Botão Voltar ao Topo