O Dia do Município – Por Sandra Marques
Hoje é o dia do Município de #Ovar. No programa das comemorações, destaque para a homenagem póstuma a Manuel Ramos Costa, actor, encenador e fundador da companhia vareira Contacto, com um percurso e um contributo inestimáveis na área das artes e da cultura.
Para não fugir ao tema, às 18h, anuncia-se o “conceito” da demolição do Cine Teatro de Ovar. O meu bom velho amigo Ramos Costa ficaria, certamente, muito satisfeito pelo arrojo desta inusitada homenagem.
Quando nada restar do simbólico edifício, a autarquia fará no mesmo local a Praça Cine Teatro – uma designação oportuna, para lembrar até à eternidade o património que tão empenhadamente se dedicou a destruir.
Não surpreende que o programa das festas desemboque num espectáculo intitulado DESENCANTO. Pois, perante o vazio de ideias, sensibilidade e ambição de quem nos lidera, o que sobra, senão isso?
Já que este Dia do Município dedica uma especial atenção ao #teatro e à #cultura, alguém com inspiração pegue, por favor, em toda esta história e escreva uma tragicomédia, para fechar o programa do próximo ano.
Pode ser que, vendo a coisa numa perspectiva mais artística, esta gente do poder local enxergue o próprio ridículo.
Sandra Marques