CulturaPrimeira Vista

Museu da Murtosa acolhe exposição “Terra, Ria e Mar” de Abigail & Gonçalves

A COMUR-Museu Municipal da Murtosa acolhe, desde o dia 6 de abril, a exposição “Terra, Ria e Mar”, da dupla de artesãos Abigail & Gonçalves.

Dânia Abigail Filipe Vicente, nasceu a 20 de janeiro de 1977 em São Pedro de Moel, Marinha Grande. É formada em Engenharia Química e doutorada em Emergência Médica.

Conheceu o seu marido, José Amadeu Lopes Gonçalves, nascido a 17 de outubro de 1972, no Torrão do Lameiro, Ovar. É técnico superior na mesma área.

Conheceram-se durante a sua trajetória profissional.

Unidos não apenas pelo trabalho, mas também pelo amor à Ria de Aveiro, onde José nasceu e cresceu, ambos compartilhavam um profundo fascínio pelo artesanato e pela cultura local.

Inspirados pela riqueza natural e cultural da região, no ano de 2021 decidiram criar um projeto que transformasse a matéria-prima oferecida pela terra, ria e mar em peças que representassem a biodiversidade e a essência deste ecossistema único.

Assim, nasceram criações decorativas, utilitárias e peças de recordação que refletem a tradição e a cultura da Ria de Aveiro, desde a agricultura até a pesca. Dessa paixão surgiu “Terra, Ria e Mar”, nome que dá vida à exposição e celebra a conexão entre a natureza e o artesanato.

A exposição pode ser vista até ao dia 30 de abril no horário de funcionamento do museu e tem entrada livre.

Botão Voltar ao Topo