Política

Murtosa: Joaquim Baptista renuncia à presidência da Câmara

Os presidentes das Câmara Municipais da Região de Aveiro têm desempenhado as suas funções num espírito e num trabalho de equipa, gerindo os muitos e importantes assuntos e processos de dimensão intermunicipal.

Um deles é a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), criada há 15 anos por dez dos onze Municípios da Região de Aveiro com a Águas de Portugal (AdP), registando um elevado nível de qualidade de gestão e sucesso no cumprimento dos seus objetivos, sendo hoje considerada uma das melhores empresas portuguesas do setor das águas.

Com este enquadramento e tendo surgido uma situação excecional de perda de quórum do seu Conselho de Administração, por saída de 3 dos seus 5 administradores, assumiu-se como absolutamente inadiável a eleição urgente de um novo conselho de administração para repor o normal funcionamento da empresa.

Os Municípios associados e o acionista maioritário AdP, acordaram convidar Joaquim Baptista, presidente da Câmara da Murtosa e da CIRA e atual administrador não executivo da AdRA, pela sua reconhecida competência também como gestor do setor da água.

Assim sendo, Joaquim Baptista foi eleito por unanimidade, presidente do Conselho de Administração da AdRA. Foram também eleitos administradores não executivos em representação dos Municípios, os presidentes das Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro, e duas administradoras não executivas em representação da AdP, reiniciando assim a plenitude da gestão da AdRA, uma importante empresa para a vida do território e dos Cidadãos da Região de Aveiro.

Para que essa eleição pudesse ter ocorrido, Joaquim Baptista teve que renunciar ao cargo de presidente da Câmara Municipal da Murtosa e de presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com efeitos ao dia de hoje, 27 de março 2025.

Em reunião do Conselho Intermunicipal da CIRA realizada no dia 24 de março 2025, foi aprovada a recomposição do Conselho Intermunicipal, sendo eleitos: para o cargo de presidente o até aqui primeiro vice-presidente, Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, e para o cargo de vice-presidente, Domingos Silva, Presidente da Câmara de Ovar, mantendo-se António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha.

Botão Voltar ao Topo