Política

Município vai celebrar com a comunidade os 51 anos da Revolução dos Cravos

Para evocar o 25 de Abril e celebrar a Liberdade, o Município de Ovar preparou um programa abrangente, com várias propostas para viver em comunidade. As Comemorações arrancam no dia 24 e prolongam-se até 30 de abril.

“À semelhança do que faz todos os anos, o Município de Ovar vai evocar esta data marcante da história de Portugal junto da população”, sublinha Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordando que um dos legados mais importantes da Revolução dos Cravos foi “a conquista de um poder local democrático”, que “trouxe desenvolvimentos decisivos ao concelho em diversas áreas, como a habitação, a saúde, o ambiente, a educação e a cultura”.

No dia 25 de abril, a cerimónia arranca às 9h30 com o hastear das bandeiras e guarda de honra pelas Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho de Ovar, na Praça da República, seguida de uma sessão Solene Comemorativa, da Assembleia Municipal de Ovar, às 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar.

Durante o dia, o programa inclui uma visita à empreitada de construção de 30 fogos no Sargaçal – Válega, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, às 12h30; a consignação da obra de valorização da defesa longitudinal aderente – Esmoriz/Cortegaça, marcada para as 15h30, na Praia de Esmoriz e a visita à empreitada de requalificação do edifício Esmoriztur, às 16h15.

O Município de Ovar integra, ainda, nestas comemorações vários momentos culturais, para serem vividos em comunidade. O primeiro é na véspera, 24 de abril, às 21h30, com a Escola de Artes e Ofícios a abrir as portas para receber o espetáculo de S. Pedro.

Já a 25 de abril, há três momentos agendados: a abertura oficial do Festival Literário “Gigantes Invisíveis”, uma parceria da autarquia com o Imaginar do Gigante, às 15h00, no Parque Ambiental do Buçaquinho;  “Dançar Abril”, uma proposta artística da Companhia Vareira que, sob direção de Miguel Cunha e coreografia de Diana Couteiro, Mara Amaral e Miguel Cunha, será apresentada na Praça da República, às 17h00; e o Concerto da Banda “Canto da Liberdade”, logo a seguir, às 19h00, no Parque Ambiental do Buçaquinho.

Dando continuidade à evocação do 25 de Abril, na agenda estão mais dois concertos imperdíveis: Márcia a 26 de abril e Sérgio Godinho que, na companhia de Os Assessores, traz “Liberdade 25”, a 30 de abril. Ambos estão marcados para o Centro de Arte de Ovar, às 21h30.

Botão Voltar ao Topo