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Mercadona doa 1.900 toneladas de bens de primeira necessidade em 2022

A Mercadona, empresa de supermercados, doou 1.900 toneladas de bens de primeira necessidade em 2022 a mais de 70 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG com as quais colabora em Portugal nas localidades onde está presente.

Ao longo do ano, os “Chefes” (clientes) também colaboraram em diferentes iniciativas solidárias entre as quais se destacam as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Banco Solidário Animal organizada pela Animalife.

No Natal, e como parte da sua política de ação social, a Mercadona fez ainda uma doação especial de 50 toneladas de bens alimentares a diversas entidades nos distritos onde tem lojas. 

No total, entre Portugal e Espanha, a empresa doou 25.100 toneladas de bens de primeira necessidade ao longo de 2022.

Das 1.900 toneladas de bens de primeira necessidade doadas ao longo de todo ano, 320 toneladas foram entregues a 16 entidades locais no distrito de Aveiro. Entre elas estão as cantinas sociais com as quais a Mercadona colabora diariamente a partir de cada uma das suas lojas, bem como outras entidades como o Banco Alimentar e a Cáritas.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona

 

A Mercadona, dentro do seu compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, integra o seu Plano de Responsabilidade Social no dia a dia da sua atividade, atendendo à componente social e ética através de diferentes linhas de ação sustentáveis ​​que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado.

A par da doação de alimentos, a Mercadona colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social é a sustentabilidade. Para isso, possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e focado na otimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e redução do plástico. Nesse sentido, a Mercadona, junto dos seus fornecedores Totaler, está a desenvolver a Estratégia 6.25: 6 ações para atingir um triplo objetivo até 2025: reduzir o plástico em 25%, que todas as embalagens sejam recicláveis, e reciclar todos os seus resíduos de plástico.

A Mercadona integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.

 

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