ComunidadesPrimeira Vista

Maria Helena Silva dinamiza ensino do português no Canadá

É graças a Maria Helena Silva que centenas de jovens canadianos têm frequentado o curso de português na Universidade de Queens, no Canadá.

Vareira nascida há 65 anos no Torrão do Lameiro, é membro da Comissão de Cultura e de Língua Portuguesa daquela universidade, tem dinamizado o ensino da língua de Camões, sem olhar a esforços para manter vivo o ensino da língua.

“Todos os anos organizamos pelo menos dois eventos para angariar fundos para subsidiar o programa de português. O nosso apoio é fundamental para a continuidade do curso”, afirma.

A líder comunitária ovarense explicou que tudo começou há cerca de 10 anos, devido à forte presença portuguesa na cidade de Kingston.  “Propusemos à universidade a criação de um curso de língua portuguesa e eles aceitaram”.

No entanto, são necessários pelo menos 20 mil dólares canadianos (13,7 mil euros) para manter anualmente activo o programa, sendo que, em 2019, o instituto Camões disponibilizou 8.500 dólares (5.841 euros), com a universidade a igualar esse montante.

Mesmo assim, todos os anos a comunidade organiza eventos para angariar fundos que suportem o programa, “para que se mantenha por muitos e longos anos”, acrescenta a empresária do ramo do cimento, há 50 anos radicada no Canadá.

Na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade Kingston, onde vive, na província de Ontário, “estamos sempre abertos a receber donativos para a nossa Fatima Portuguese School, onde tudo começou”, revela.

O programa teve início em 2013 devido ao trabalho da Comissão para a Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Queens.

No corrente ano lectivo frequentam o curso de português dezenas de alunos e apenas dois terços são de origem portuguesa ou de países de língua portuguesa.

 

Botão Voltar ao Topo