Manutenção encolhe “Tapete de Azulejo” na Praça da República
Dez anos depois da sua inauguração, o “Tapete de Azulejo” vai ser intervencionado em parte do seu percurso, nomeadamente, em frente à Capela de Santo António, onde eram visíveis vários azulejos danificados.
Segundo uma informação obtida junto da Câmara Municipal de Ovar, “trata-se apenas de substituir alguns azulejos numa pequena parte do local, substituindo-os pela pedra como tem na restante parte do local”.
Na prática, parte do tapete de azulejo, cujo projeto orçou em 100 mil euros, vai desaparecer naquela praça, mas a Edilidade justifica que tal é necessário “para evitar os danos que são provocados pelas viaturas que circulam nesse espaço”.
Trata-se, portanto, de “um pequeno trabalho de reparação de pavimento, via contrato continuado de prestação de serviços com um valor residual”, acrescenta a mesma fonte.
O referido tapete “nasceu” em 2015, integrando azulejos desenvolvidos exclusivamente para este fim, “com coeficiente de atrito e desgaste claramente acima do normal”, segundo Salvador Malheiro, que adiantava ainda que a novidade não tinha surgido apenas a pensar nos visitantes, mas também para os locais usufruírem deles de uma forma inovadora.
“O fim para o qual foram concebidos tem a ver com a dinamização do centro urbano, complementando-os com esplanadas, árvores, enfim, dar vida a estas praças que sentimos que estavam um pouco abandonadas”, anotava o agora deputado que apostava na dinamização deste espaço, para “que volte a ser o ponto de encontro das pessoas que cá vivem e que estas se sintam atraídas pelo centro urbano”.
A zona encontra-se delimitada no seu perímetro de intervenção que deverá arrancar quando as condições meteorológicas permitirem.