Maior Árvore de Natal do Mundo em lã ilumina Cortegaça
A Avenida da Praia de Cortegaça inaugurou a maior Árvore de Natal do Mundo em crochê.
São milhares de rosetas de lã e uns impressionantes 25 metros de altura numa árvore que quer entrar para o Livro de Recordes do Guiness.
A iniciativa pertenceu à Comissão de Festas de Nossa Senhora da Nazaré e Junta de Freguesia de Cortegaça a que se juntaram “muita dedicação, amor e incontáveis horas de trabalho”.
Há vários meses que voluntárias dos 9 aos 99 anos se dedicam à confeção de rosetas em crochê que depois de unidas formam a decoração exclusiva desta Árvore de Natal.
Quando a ideia surgiu, pouco depois do verão, foi a Dona Angelina, de 99 anos, a primeira a dizer que estava disponível para ajudar no que fosse preciso.
Rosa Amélia Sousa, presidente da comissão, recorda esse momento simbólico: “Foi ela, com 99 anos de idade, a primeira a dizer sim ao projeto”. E assim, questionou-me logo: “O que é que eu faço?” E tudo começou.
Lançadas as mãos sábias e experientes às agulhas e aos novelos, o contingente de voluntárias foi crescendo e (quase) todos os dias se juntaram no pavilhão local a tricotar a ideia que foi tomando a forma e as cores que se iluminaram neste fim de semana.
Ficou batizada de “Árvore D. Angelina”, já que é fruto do trabalho de inúmeras “guerreiras” de Cortegaça que tanto tricotaram e costuraram para atingir o objetivo de construir a maior Árvore de Natal do Mundo do género.
A inauguração oficial aconteceu nesta tarde de domingo, com a presença de autarcas, animação musical de artistas locais que fizeram questão de estar presentes na festa que é também um importante momento de celebração, não só desta quadra festiva, mas também da amizade entre a comunidade, proporcionando bons momentos de convívio e diversão. Depois do trabalho, é tempo de cantar, dançar, tomar uma bebida quente e degustar um doce da época.
Venha agora a inscrição no livro Guiness World of Records!