CulturaPrimeira Vista

Maceda: Mário F. S. Ferreira recebe distinção de sociedade mundial de ótica e fotónica

O macedense Mário F. S. Ferreira, docente no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) recebeu a distinção “OPTICA Fellow”, de uma das mais prestigiadas sociedades mundiais na área da ótica e da fotónica, a Optical Society (OPTICA), que se dedica ao avanço da ciência da luz, tanto na teoria como nas aplicações, através de publicações científicas, organização de conferências, parcerias com a indústria e programas de educação.

A distinção recebida distingue os membros que contribuíram de modo significativo para o avanço da ciência da luz. No caso presente, a distinção foi concedida em reconhecimento das “contribuições notáveis para elucidar a propagação de solitões e outros efeitos não lineares em fibras óticas e por um profundo compromisso com a educação e a orientação” na área da ótica e da fotónica.

Mário F. S. Ferreira licenciou-se em Física pela Universidade do Porto, tendo obtido o grau de doutor e a agregação em Física pela UA.

Os seus interesses científicos situam-se na área dos lasers de semicondutor, amplificadores óticos, fibras óticas especiais, solitões, efeitos da polarização da luz e ótica não-linear.

Para além de várias publicações em revistas e da participação em diferentes comités da sociedade, Mário F. S. Ferreira foi presidente geral de várias conferências e professor visitante junto de várias associações de estudantes universitários apoiados pela OPTICA em diversos países.

É autor ou co-autor de cerca de 400 publicações científicas, incluindo 35 capítulos e vários livros. Assim, publicou, ao longo dos últimos anos, vários livros na área da ótica e da fotónica, editados pela John Wiley & Sons, CRC Press, Institute of Physics Publishing, Elsevier, Springer Nature, Nova Science Publishers, Oxford University Press e Editora Ciência Moderna (Brasil).

Foi ainda o editor convidado de vários números especiais de diferentes revistas científicas internacionais.

É fellow da OPTICA e Membro Senior da SPIE – The International Society for Optics and Photonics, sendo professor visitante de ambas as sociedades junto dos capítulos de estudantes espalhados pelo mundo.

Participou ao longo dos anos em vários comités da OSA/OPTICA e da SPIE, tendo servido como presidente geral ou como membro do comité organizador de várias conferências internacionais. É também editor associado ou membro do conselho editorial de várias revistas internacionais na área de ótica e fotónica.

A OPTICA possui membros em mais de 100 países e foi fundada em 1916 em Washington, EUA, sendo designada como Optical Society of America (OSA) até 2008.

Botão Voltar ao Topo