Luís de Matos expõe “Roma – Atmosphaera et Poetica”
“Roma 2021” é o tema da exposição de desenho e pintura do escultor Luís de Matos que está patente no espaço Artes do Politécnico de Lisboa, desde a passada quarta-feira.
O autor, natural de Arada, no concelho de Ovar, vive e trabalha há vários anos na freguesia de A-dos-Francos, em Caldas da Rainha, vai pode ser visitada até 6 de Março.
Sāo 24 painéis, fruto da recolha de vivências do autor “em mais de 50 anos e passadas a desenho ao longo dos tempos”. Em 2015 executou um grande painel de pintura (um óleo sobre lona com quatro por 2,35 metros) sobre a cidade de Roma e que foi apresentado na capital italiana, na galeria do Instituto Português de Santo António.
Segundo o artista, o êxito da apresentação daquela obra foi de tal ordem que a quis apresentar em Portugal e juntar-lhe mais painéis dedicados àquela cidade italiana. Ao todo, foram criados mais 23 paineís (acrilico sobre lona com 1,5 por 1 metro) que foram pintados no seu atelier de trabalho, situado em Vila Verde de Matos (Casal do Sobreiro, em A-dos-Francos).Trata-se de uma exposiçāo itinerante que vai passar por diversas cidades portuguesas fundadas ou desenvolvidas durante o Impėrio Romano, como Lisboa, Coimbra, Porto, Braga, Chaves, Viseu, Évora, Beja e em mais duas cidades espanholas da Andaluzia. .
“Roma – Atmosphaera Et Poetica” conhecerá o seu epílogo em Roma, no próximo mês de Maio de 2021, com apresentaçāo marcada para 21 de Abril de 2021, dia de aniversário da fundaçāo da cidade de Roma.