DesportoFutebolPrimeira Vista
Em Destaque

Liga das Nações: Antevisão do jogo Polónia – Portugal

Continuam as dúvidas em relação à Polónia, que chega a este difícil confronto da Liga das Nações contra Portugal após uma dececionante derrota por 1-0 frente à Croácia no mês passado.

Essa derrota serviu para anular parte do otimismo gerado pela vitória na jornada inaugural fora de casa contra a Escócia (3-2) e prolongou o seu registo recente bastante fraco de apenas uma vitória em cinco jogos (E1, D3), o que incluiu a eliminação na fase de grupos do Euro 2024.

De certa forma, não tem sido o primeiro ano no comando que o treinador Michał Probierz esperava. Com a Polónia nunca tendo descido da Liga A nesta competição, haverá alguma pressão para retomar o caminho das vitórias o mais rapidamente possível, mas fazê-lo aqui parece difícil não só devido à forma atual, mas também por uma série de cinco confrontos diretos sem vencer (E3, D2).

A decisão de Portugal em manter o treinador Roberto Martínez parece estar a dar frutos até agora, depois de terem começado esta campanha da Liga das Nações de forma perfeita, vencendo tanto a Croácia como a Escócia pelo mesmo resultado de 2-1, assumindo uma liderança precoce no Grupo A1. Esses resultados também prolongaram o registo de não sofrer mais de um golo em sete dos seus últimos oito jogos (V6, D2).

Apesar do início sólido de Portugal na competição, ainda não foram testados fora de casa, sendo que o seu último jogo como visitante nesta competição foi há mais de dois anos – uma vitória enfática por 4-0 sobre a República Checa. A recente derrota surpresa por 2-0 contra a Eslovénia num jogo amigável em março – o último jogo fora de casa de Portugal fora de competições – sugere que a equipa de Martínez não pode dar nada por garantido aqui.

Jogadores a observar: Mais um golo do veterano Robert Lewandowski colocá-lo-ia no top sete dos melhores marcadores internacionais do futebol masculino (G84), e seria difícil apostar contra ele, tendo marcado cinco golos pelo Barcelona nas suas últimas duas aparições, todos antes da marca da hora. Tem sido um início de época lento para Bruno Fernandes no Manchester United – tem mais cartões vermelhos do que golos, mas marcou no seu último jogo por Portugal contra a Escócia.

Hot Stat: Cada um dos últimos três jogos de Portugal com golos nos 90’ viu um ser marcado nos primeiros dez minutos.

 

 

 

 

Botão Voltar ao Topo