José Miguel Moreira filma “Carnaval Sujo”
Elementos dos Xaxas estão entre os figurantes
O realizador ovarense, José Miguel Moreira, apresentou este sábado, o projecto de curta-metragem “Carnaval Sujo”.
A nova obra inspira-se no Carnaval Sujo, manifestação popular que surgiu em Ovar na década de 1950, e desapareceu vítima dos seus inevitáveis exageros. No entanto, pela sua singularidade, ainda hoje é recordado como um importante marco do Carnaval vareiro.
As filmagens começam na próxima semana, numa das margens do Canal de Ovar da Ria. Um casal, interpretado por Pedro Rodil e Inês Costa, perde-se a caminho da cidade, quase atropelando uma criança desaparecida.
Ao tentarem proteger a criança vêem-se atacados por um misterioso grupo de mascarados: Os Dominós. Nos figurantes dos “Dominós” estarão elementos do grupo carnavalesco Xaxas.
Mestre em Produção Audiovisual e Direcção de Cinema, pela ESMAE, José Miguel Moreira é especialista em Media e Produção Audiovisual, pelo IPP, com licenciatura em Cinema e Vídeo, pelo ESAP.
Tem sido, desde 2011, Professor Assistente do Mestrado em Comunicação Audiovisual ESMAD, área de Produção e Direcção de Cinema, onde lecciona Análise de Contexto e Narrativa, Especialização Avançada e Projecto.
Destacam-se os seus dois últimos filmes, ambos estreados no Fantasporto: “A Parideira”, de 2011, e Falha no Sistema, de 2012, que foram exibidos na RTP.
O realizador ovarense com os actores, o presidente Salvador Malheiro e o vereador Alexandre Rosas, da Câmara Municipal de Ovar, na apresentação do projecto que decorreu na casa de Artes e Ofícios.