CulturaPrimeira Vista

Imaginar do Gigante vence prémio internacional de teatro para crianças

A Imaginar do Gigante de Ovar, ganha 1.º prémio de melhor performance para crianças, no 13.º BITOLINO, Festival Internacional de Teatro para Crianças, em Bitola, Macedónia do Norte

O Grande Prémio foi para a peça “O Grande Lago” de Portugal, produzida pela Imaginar do Gigante.

O júri especializado foi composto pelo presidente Milan Pajić, um ator formado pela Sérvia, pelos realizadores Dragana Miloševski-Popova e Blagojce Božinovski.

“A peça contém todos os elementos e cumpre todos os critérios do teatro infantil moderno. Singularmente emocionante, lúdico, com uma combinação de teatro de sombras e objetos, mas também uma dramaturgia que transmite uma mensagem forte, importante e essencial, que nos alerta e nos relembra da responsabilidade que temos através da interação e da comunicação perfeita com o público. O júri tomou a decisão por unanimidade”, disse o presidente da comissão de júri Pajic na explicação.

O espetáculo de Portugal ofereceu ao público uma visualização fantástica de um tema muito atual.

O aquecimento global e a poluição marinha tornaram-se um dos maiores problemas da Terra. Baseado na história de uma família de ursos polares, o teatro português vai apresentar ao público uma obra de arte ambiental, com manipulação de objetos, marionetas e sombras projetadas.

A Imaginar do Gigante é uma estrutura criativa que presta serviços na área da arte e da cultura. As artes performativas, as obras contemporâneas para crianças e a edição de livros de leitura são as principais áreas de atuação deste teatro. O seu trabalho principal é explorar novos processos criativos, desde textos a novas imagens, no campo da estética do teatro infantil.

Os criativos deste teatro acreditam no “laboratório de arte infantil e na procura de uma estética artística que possa abordar os alicerces da liberdade, o nosso maior tesouro, a imaginação”, refere o diretor artístico, Pedro Saraiva, da Imaginar do Gigante. “O estudo de novas modalidades estéticas, ecológicas e tecnológicas, híbridas e extraordinárias, pode transformar aquilo a que chamamos a criança do futuro”, acrescenta.

A equipa deste projeto trabalhou com crianças em diferentes locais de Portugal, São Tomé e Príncipe, Mali, Guiné-Bissau, Moçambique e outros países. Com o seu trabalho contribuem para a melhoria do ensino artístico e do sistema de formação teatral, bem como para a aproximação das crianças nas artes performativas contemporâneas.

A Imaginar do Gigante é apoiado pela Direção Geral de Artes em Portugal, membro da rede Descampado Artistas Associados e membro da ASSITEJ Internacional.

Este ano, durante o Festival de Bitola, realizou-se a oficina de teatro intitulada “História em Movimento” sob a direção do pantomima e diretor de pantomima Vojo Cvetanovski, com a qual Bitolino dá continuidade à tradição de que cada edição do festival tenha a sua própria oficina com a qual através do teatro e da linguagem corporal, sem o uso de palavras, aproximarão as crianças do processo de criação de uma personagem e de uma representação teatral para as crianças em geral.

O festival foi realizado nos palcos do NU. O Centro Cultural Bitola, e alguns dos eventos fora da competição competitiva, estiveram no palco do NU. Teatro Nacional de Bitola. O IDTF Bitolino é organizado pelo Teatro Babec, e este ano o festival voltou a ser um projecto de interesse nacional na cultura para 2024 apoiado financeiramente pelo Ministério da Cultura e integrado no Programa Anual de Cultura do Município de Bitola para 2024 e parte integrante do programa Bitfest 2024.

 

Botão Voltar ao Topo