LocalPrimeira Vista

Hotelaria de Ovar alvo de tentativa de burla em nome da E-REDES

Vários estabelecimentos hoteleiros de Ovar e da praia do Furadouro têm vindo a ser contactados desde a semana passada, via telefone, por alguém que se diz da parte da E-REDES, no que configura uma tentativa de burla grave.

Alguém, fazendo-se passar por um técnico da E-REDES, contacta o proprietário para avisar que o estabelecimento tem de proceder urgentemente a acertos de faturas com dívidas por resolver.

Em alguns casos, o burlão chegou a pedir mais de 500 Euros, o que num dos contactados quase batia certo com a conta da eletricidade que estaria em pagamento.

Quando o comerciante começou a levantar dúvidas, do outro lado da linha pedia, pedia-se: “Não desligue o telefone, pois é muito urgente”, dizia o homem, oferecendo-se para resolver tudo antes que fosse cortado o fornecimento da energia. “Está, neste momento, uma equipa a dirigir-se para aí para cortar a eletricidade por falta de pagamento deste acerto, mas se pagar já, eles já não vão”.

Houve quem chegasse a ponderar o pagamento: “Então diga-me como devo proceder”, ao que do outro lado o burlão dava uma referência multibanco.

O alerta de que algo não estava bem foi a referência da entidade a que correspondia a designação “Pago EU”, “não era E-Redes, EDP nem nada disso”, confidenciou-nos um dos comerciantes abordados que voltou a ligar para o número mas este nunca mais atendeu.

A E-REDES informa que não faz qualquer cobrança sem antecipadamente comunicar ao cliente. A empresa procura alertar e sensibilizar todos os seus clientes para a crescente ocorrência de práticas fraudulentas. Estas práticas podem aparecer sob várias formas (…) e é importante que todos estejam conscientes dos sinais de alerta.

Botão Voltar ao Topo