Covid-19

Graça Freitas está infectada com o novo coronavírus

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, testou positivo ao novo coronavírus. A notícia foi inicialmente avançada pelo Expresso e posteriormente confirmada pela DGS.

A diretora-geral da Saúde foi testada durante a noite de terça-feira depois de ter tido contacto com um infetado. Graça Freitas confirmou ao Expresso ter apenas sintomas ligeiros.

A publicação refere ainda que a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, também foram testados, bem como os respetivos motoristas e as famílias.

Em comunicado enviado às redações, a DGS já confirmou a infeção por SARS-CoV-2, referindo que Graça Freitas está “neste momento em isolamento”.

“O rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas”, adiantam.

É ainda informado que a “conferência de imprensa que estava hoje prevista na DGS fica cancelada”.

Graça Freitas, a médica que sucedeu formalmente, em 02 de janeiro de 2018, a Francisco George na liderança da DGS (onde já exercia o cargo interinamente desde o ano anterior e onde antes já tinha sido subdiretora-geral) tem sido um dos principais rostos do combate à pandemia de covid-19 desde março.

Nas habituais conferências de imprensa, Graça Freitas tem apelado várias vezes à população para limitaram ao máximo os contactos físicos e adotarem as medidas de proteção, como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos e a etiqueta respiratória.

Lembra também as regras que devem ser seguidas pelas pessoas que ficam em casa confinadas por estarem infetadas ou por terem estado em contacto com alguém que tenha testado positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo