LocalPrimeira Vista

Força Aérea Portuguesa resgata desaparecido no mar

A Força Aérea Portuguesa indicou que uma pessoa foi resgatada com vida na tarde do dia 25 de abril depois de ter sido dada como desaparecida no mar por cerca de duas horas. Tratou-se de um praticante de caiaque que foi dado como desaparecido pelas 15h00 junto à praia da Consolação, em Peniche.

Para a missão foi ativado um helicóptero AW119 Koala que descolou da Base Aérea N.º 8, em Ovar, pelas 16h00. Após 15 minutos de buscas, o praticante de caiaque foi avistado pela tripulação, a cerca de 2 km da costa e a 3,7 km do local do desaparecimento.

De imediato, o Recuperador-Salvador desceu ao encontro da vítima e, com recurso ao guincho, recuperou-a para o interior do helicóptero. No momento do resgate a vítima encontrava-se consciente e estável, sendo posteriormente transportada para o Heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

O helicóptero AW119 Koala, da Esquadra 552 – “Zangões”, com sede na Base Aérea N.º 11, em Beja, cumpre permanentemente um alerta de 24h na BA8, em Ovar, para as missões de busca e salvamento junto da costa ou em terra.

A Força Aérea recorda que tem atribuída uma área de busca e salvamento de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira.

Botão Voltar ao Topo