Festa do Documentário e da Música no cinema Dolce Vita
O ano de 2015 inicia-se no Cinema Dolce Vita de Ovar com a “Festa do Documentário e da Música”, que decorrerá de 22 a 28 de Janeiro.
Esta festa conta com filmes e conversas especiais com convidados. O documentário e a música são o motivo do evento, vocacionado para todos os públicos.
Na quinta-feira, dia 22, pelas 15h, a inaugurar a festa, o público poderá conversar com António Abreu Freire que irá falar sobre o documentário “A Pedra e a Palavra” em que participou como especialista na obra do Padre António Vieira.
Ainda na mesma sessão, Manuel Matos Barbosa realizador premiado, irá falar sobre o cinema de animação e o documentário, com destaque para o seu filme “ A ria, a água, o homem”. Este filme é um documentário em cinema de animação sobre a Ria de Aveiro e as suas gentes.
Pelas 16h será possível assistir a uma sessão especial com a exibição dos filmes abordados na conversa.
No dia 24, a conversa terá lugar com Américo Santos e Luís Ventura, respectivamente, músico e jornalista de Ovar, ligados ao “Halface DJ’s Project” que vão partilhar as suas ideias sobre música e documentários.
No dia 22, pelas 18h30, será exibido o documentário “Água Prateada – Um auto-retrato da Síria”, um olhar na violência na Síria, relatos em primeira mão, por activistas.
Dia 23, pelas 16h, poderão assistir a “O Guia De Ideologia do Depravado”, uma fascinante viagem cinematográfica ao coração das ideologias, pelas 18h30 será exibido “Women Are Heroes”, que leva-nos a África, Ásia e América do Sul.
No fim-de-semana, todos os documentários terão como tema a música.
No dia 24, pelas 16h, mostra-se o filme “Duran Duran – Unstaged” realizado por David Lynch, pelas 18h30 será a vez de “Pulp: Um Filme Sobre a Vida a Morte e Supermercados”, uma história sobre fama, amor e mortalidade.
Dia 25 começamos com “ Viramundo”, pelas 16h numa homenagem pelas mãos de Gilberto Gil a culturas em risco de extinção. Pelas 18h30 será exibido “The Stone Roses: Made Of Stone”, um documentário rock e pelas 21h30, “À procura de Sugar Man”, um documentário sobre a procura do lendário músico.
Dias 22, 23 e 24 pelas 21h30 será possível assistir ao documentário “20.000 dias na Terra”, no qual Nick Cave explica a sua visão do mundo, a sua vida e acima de tudo a filosofia que está na origem da composição das suas músicas.
Para terminar a “Festa do Documentário e da Música” será exibido o filme “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, uma viagem pelo cante que recentemente foi considerado património imaterial da Humanidade. Este filme é exibido entre os dias 26 e 28, sempre pelas 16h.
Ainda este mês na programação habitual o público poderá assistir de 8 a 14 de Janeiro a “O sonho de Wadjda”, um drama profundo e comovente realizado por Haifaa Al-Mansour. A comédia “Viagem a Itália” de Michael Winterbottom poderá ser vista de 15 a 21 e para terminar, “Rio eu te amo” uma divertida, bonita e comovente declaração de amor ao Rio de Janeiro, estará em exibição de 29 de janeiro a 4 de fevereiro.
As Sessões de Cinema são uma iniciativa Filmógrafo em parceria com o Dolce Vita Ovar. Os bilhetes têm um custo de 3,80 euros e encontram-se à venda neste centro comercial meia hora antes de cada sessão. O horário conta com sessões às 16h de segunda a quarta, quinta com sessão às 18h30 e às 21h30 e Sexta, fins-de-semana e feriados com sessões às 16h, 18h30 e 21h30.