Festa das Fogaceiras homenageia Diáspora
Dia 20 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra a Festa das Fogaceiras, renovando o voto ao mártir S. Sebastião em troca de proteção contra a peste. Numa edição particularmente simbólica, de homenagem às Fogaceiras no Mundo, mais de 250 meninas, vestidas e calçadas de branco, voltam a desfilar com a Fogaça à cabeça no Cortejo Cívico e na Procissão, cumprindo uma tradição com 520 anos.
Pela primeira vez na história desta festividade, meninas dos três países que recriam a Festa das Fogaceiras além-fronteiras – Brasil, África do Sul e Venezuela – viajaram propositadamente até Santa Maria da Feira para participar em todos os momentos solenes do programa, recriando ao vivo o cartaz promocional desta edição na abertura do Cortejo Cívico e da Procissão. Também as delegações destes três países vão integrar a Procissão com cerca de 60 representantes do Rio de Janeiro, Pretória e Caracas.
Outra das novidades desta edição é a participação da Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana na Procissão, seguindo-se uma atuação na zona do Rossio. A Charanga é constituída por um conjunto de militares da GNR que utilizam instrumentos de sopro e de percussão e, montados a cavalo, executam, a passo, a trote e a galope, marchas militares e trechos de música ligeira.
Este ano, a Procissão das Fogaceiras terá um percurso mais alargado para evitar o cruzamento das várias centenas de participantes. Pela primeira vez, agentes da PSP vão fazer a guarda de honra ao andor do mártir S. Sebastião ao longo de todo o percurso.
Festa das Fogaceiras | 520 anos de história
A Festa das Fogaceiras é a mais antiga e emblemática festividade de Santa Maria da Feira. Acontece anualmente a 20 de janeiro, feriado municipal, mas a programação cultural percorre todo o mês de janeiro, com atividades para todos os públicos.
Esta é uma edição especial, de homenagem às Fogaceiras no Mundo.
Muitos desconhecem que a Festa das Fogaceiras, realizada em Santa Maria da Feira desde 1505, é também celebrada além-fronteiras pelas comunidades portuguesas do Rio de Janeiro, Brasil [desde 1954], Pretória, África do Sul [desde 1986] e Caracas, Venezuela [desde 2000].
O cartaz promocional da Festa das Fogaceiras deste ano envolveu quatro meninas, quatro países e quatro fotógrafos para criar uma imagem de união e partilha, que tem como mote “Fogaceiras no Mundo – Unidas na Tradição”.
As três meninas que foram fotografadas no Brasil, África do Sul e Venezuela já se encontram em Portugal para participar nas celebrações de 20 de janeiro.
Também participam nesta edição da Festa das Fogaceiras, 20 anos depois de se terem encontrado pela primeira vez em Santa Maria da Feira, em 2005, as três associações portuguesas que organizam a festividade na diáspora: a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria no Rio de Janeiro, Brasil; a Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, África do Sul; e a Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira em Caracas, Venezuela.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, marcará presença na Festa das Fogaceiras, considerando o simbolismo desta edição, que homenageia o trabalho das associações portuguesas que, além-fronteiras, preservam com brio e dedicação as tradições feirenses.
Programa oficial da Festa das Fogaceiras | 20 de janeiro
» 10h30 | Cortejo Cívico (Câmara Municipal – Igreja Matriz).
» 11h00 | Missa Solene com Bênção das Fogaças (Igreja Matriz).
» 15h30 | Procissão das Fogaceiras (principais ruas do centro histórico).
Esta é uma festa que se faz com o envolvimento da comunidade, em particular com a participação de mais de 250 meninas fogaceiras de todo o concelho, mas também com voluntários do Ateliê Fogaceiras, onde se produziram de forma artesanal centenas de bandeiras de papel de prata e se decoraram os tabuleiros que transportam as fogaças, e as voluntárias do projeto Ponto Fogaça, que já tricotaram à mão mais de duas centenas de casacos de lã para aconchegar as meninas fogaceiras.
Para que as crianças apreciem desde tenra idade o sabor, a textura e o formato únicos da genuína Fogaça da Feira, a Câmara Municipal voltou a oferecer cerca de 10 mil fogacinhas às crianças do pré-escolar e 1ºciclo do concelho (rede pública e privada) como forma de sensibilização para a importância de preservar o verdadeiro pão doce de Santa Maria da Feira.