Cultura

Feira e Paredes de Coura convocam artistas nacionais para criação de circo contemporâneo

Renomado artista circense João Paulo Santos assegura mentoria artística

O Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, e o Centro Cultural de Paredes de Coura voltam a associar-se para apoiar a criação e a difusão do circo contemporâneo em Portugal. Até 15 de março, artistas e companhias nacionais podem apresentar as suas candidaturas à Chamada Aberta de Circo Contemporâneo “Noite do Circo” para a cocriação de um espetáculo em residência em ambos os territórios.

A estreia do projeto selecionado está marcada para novembro deste ano, no Centro Cultural de Paredes de Coura e na Noite do Circo de Santa Maria da Feira, integrada na programação Fora de Portas do Cineteatro António Lamoso, com reposição nos festivais Imaginarius e O Mundo ao Contrário, em maio e julho de 2026.

 João Paulo Santos, pioneiro na área do circo contemporâneo em Portugal e curador da Noite do Circo, terá a seu cargo a mentoria artística do projeto selecionado, que receberá uma retribuição financeira de seis mil euros para apoio à criação, para além de dois períodos de residência artística, um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura.

Os candidatos poderão submeter uma ou mais propostas de novo circo e circo contemporâneo, desde que direcionadas para todos os públicos, de fácil circulação e facilmente adaptáveis a interior e exterior, potenciando a sua difusão.

Recorde-se que, em 2024, a performance de acrobacia e dança Kairós, da companhia luso-francesa FIKA, foi o projeto selecionado pela Chamada Aberta de Circo Contemporâneo “Noite do Circo”, que estreou no Centro Cultural de Paredes de Coura e na segunda edição da Noite do Circo de Santa Maria da Feira, realizada no Museu de Lamas, a 15 e 16 de novembro.

Kairós, “o espetáculo que cabe numa mala de viagem”, será reposto em maio deste ano, adaptado para a rua, no âmbito da programação principal do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, e, em julho, integrado no cartaz do festival courense O Mundo ao Contrário.

A poucos dias da abertura da segunda edição da Noite do Circo, realizada no Museu de Lamas, em novembro de 2024, João Paulo Santos sublinhava “o importantíssimo o papel de Santa Maria da Feira como espaço de criação e difusão do circo contemporâneo em Portugal, seja através de projetos consolidados como o festival Imaginarius, seja através da open call Noite do Circo e sobretudo da vontade do Município de dar mais corpo a este projeto”.

João Paulo Santos, renomado artista circense que vive em França desde 1999, país onde estudou e fundou a sua companhia circense em 2004, voltará a assumir a curadoria da Noite do Circo de Santa Maria da Feira em 2025, assegurando ainda a mentoria artística do projeto selecionado pela Chamada Aberta de Circo Contemporâneo.

Os candidatos devem apresentar as suas propostas até 15 de março e os resultados serão anunciados até 30 de abril.

As normas de candidatura e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis em www.cm-feira.pt/noite-do-circo. Para mais informações e envio das candidaturas, devem contactar através do email [email protected].

Botão Voltar ao Topo