Faz-te à Férias, Tribo Terra e Cidade Amiga das Crianças premiados no II Congresso da Cidade Social
O II Congresso da Cidade Social atribuiu três prémios ao Município de Ovar; um na área da ação social e dois na área da educação, pelos programas Faz-te à Férias, Tribo Terra e Cidade Amiga das Crianças. Os galardões foram atribuídos no certame que se realizou no Europarque, em Santa Maria da Feira, e reconhece as boas práticas desenvolvidas pela autarquia vareira.
“É um reconhecimento do trabalho que o Município de Ovar tem desenvolvido, mas, sobretudo, uma responsabilidade acrescida para dar continuidade a políticas públicas que contribuem para o bem-estar das comunidades e para a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes”, destaca Ana Cunha, vereadora com a competência do desenvolvimento social, destacando a importância dos projetos premiados.
“Em comum, estes programas, todos eles alicerçados em sólidas sinergias, visam colocar as crianças no centro da gestão autárquica, dando-lhes ferramentas para crescer de forma saudável e informada, proporcionando-lhes oportunidades diferenciadoras e munindo-as de competências para abraçarem o futuro. Ao mesmo tempo, com estas iniciativas, procuramos sensibilizar toda a comunidade para a valorização do papel das crianças e jovens no concelho”.
O Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Paralelamente, está, ainda, em curso um Observatório da Dinâmica das Autarquias Portuguesas que permitirá monitorizar e partilhar as boas práticas identificadas, fomentando um ambiente de aprendizagem e colaboração entre autarquias.
O II Congresso da Cidade Social reuniu autarcas, dirigentes e especialistas em gestão pública e proporcionou um espaço de partilha e debate sobre as mais recentes tendências e desafios da gestão autárquica em Portugal, promovendo a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas para um futuro mais próspero e inclusivo.