Uma explosão numa vitrine frigorífica vertical, no interior de uma padaria, no Furadouro, Ovar, provocou hoje três feridos ligeiros, quando faltavam poucos minutos para as 8 horas da manhã.
Os feridos eram duas pessoas que estavam a tomar café na esplanada mesmo junto da montra e uma funcionária que foram por atingidos por estilhaços da montra e do equipamento frigorífico – Um homem foi atingido pelo motor que saiu disparado na sequência da explosão.
O alerta foi dado às 7.42 horas, deslocando-se para o local, de imediato, 16 elementos dos Bombeiros Voluntários de Ovar, com seis veículos, além de uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, do INEM do Hospital de Ovar e da VMER de Santa Maria da Feira.
O adjunto de Comando dos Bombeiros de Ovar, José Mariano Almeida, explicou que, “nestas circunstâncias, temos de pensar no pior”. “Felizmente, quando chegámos, verificámos que não havia incêndio e era mais o aparato do que as consequências”, afirmou, antes de revelar que podia ter sido bem pior. “Imagine que a explosão se dava a uma hora em que havia pessoas a circular para a praia”, referiu.
Já estavam algumas pessoas na esplanada e no interior da padaria quando o motor de uma vitrine frigorífica vertical, que se encontrava junto à montra principal, explodiu. “Os frigoríficos têm gás comprimido por causa da refrigeração e este, por motivos que desconhecemos, explodiu”, explicou o adjunto de Comando.
Duas mulheres que estavam na esplanada tiveram que receber assistência médica por se encontrarem abaladas devido ao susto. O homem apresentava um ferimento ligeiro numa perna por ter sido atingido por um dos motores do equipamento frigorífico e também foi transportado para o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.
Os vidros e os estilhaços provocados pela explosão foram imediatamente retirados do local por funcionários da padaria, cujos proprietários não quiseram prestar declarações. As autoridades procederam à peritagem do local durante o dia de ontem, mas as causas do acidente continuavam por apurar.