Executivo aprova Relatório de Gestão e Contas 2021
“Somos uma Câmara de Contas Certas, com uma excelente saúde financeira!”
O executivo liderado por Salvador Malheiro aprovou, esta quinta-feira, o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, um documento que evidencia que 2021 foi um ano que permitiu conjugar o desenvolvimento integrado do território, o investimento nas Pessoas e a salvaguarda dos indicadores de excelência financeira.
Salvador Malheiro congratula-se com o documento apresentado, relembrando que “o contexto pandémico, com o consequente agravamento da crise económica e social, foi o pano de fundo do ano de 2021 e motivou uma atuação decidida e focada por parte do Município para acudir a quem mais precisava. Dentro daquelas que são as nossas capacidades financeiras, e muitas vezes transpondo a fronteira do que são as nossas competências diretas, não deixámos ninguém para trás. Continuamos a compatibilizar a saúde financeira da Autarquia com a prestação de apoios sociais, económicos e de variada índole: às pessoas, às empresas, às coletividades e às instituições do concelho.”
O autarca adianta que “somos pessoas de contas certas”. “Temos consciência de que é a excelente situação financeira que permite encontrar respostas abrangentes para as necessidades excecionais que surgem no exercício da gestão autárquica. Se fomos capazes de acudir a quem precisou – reduzindo a carga fiscal municipal, atribuindo apoios sociais e lançando programas de apoio económico –, tal deveu-se à gestão criteriosa, rigorosa e responsável que temos adotado desde 2013. Fruto dessa gestão criteriosa, pese embora os constrangimentos encontrados pelo caminho, conseguimos, em mais um ano de particular dificuldade, continuar a incrementar o índice de felicidade dos nossos concidadãos.” Neste sentido, revela que há obras concluídas, lançadas e planeadas para o futuro. Famílias, empresas, instituições e coletividades foram apoiadas. “Continuámos a fazer do Município de Ovar um “Território de Emoções” e de Igualdade de Oportunidades, com a mesma entrega, dedicação e coragem de todos os anos antecedentes”, conclui.
Sobre os indicadores de gestão, estes demonstram uma excelente saúde financeira, apresentando, por exemplo, um saldo do exercício de cerca de 4 Milhões €, o saldo de gerência de 10,4 Milhões €, uma taxa de execução global das Grandes Opções do Plano de 65%. E os indicadores de liquidez, autonomia, solvabilidade e endividamento continuam robustos.
Os documentos seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar e, posteriormente, serão disponibilizados no portal do Município.
Rattling great info can be found on web site.Leadership