LocalPrimeira Vista

Esmoriz: Uma dezena de “santinhos” furtados das Alminhas do Pinto

Populares deram pela falta no passado domingo (dia 23 de Março), ao final da tarde: tinham desaparecido 10 santinhos e uma vela da Capela das Alminhas do Pinto, em Esmoriz (zona do lugar da Torre, perto de Gondesende).

A ermida, que é propriedade da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz (CME), está aberta aos fins de semana a fim de permitir a devoção popular. “Entendemos que a comunidade fica mais a ganhar com a ermida aberta do que fechada e agradecemos nesse sentido a dedicação da zeladora Lurdes Guerra”, declara a CME.

Desconhecem-se as motivações que levaram ao furtar das pequenas estatuetas dos santinhos que têm un valor económico simbólico, embora de valor sentimental superior – “porque se tratam de doações de pessoas que veneram o local e que conferem a essência da ermida”.

A CME, em face do ocorrido, convida a fazer uma reflexão sobre estes episódios. Além disso, apela a quem possa ter visto “alguma coisa estranha no final de tarde de domingo passado, entrem em contacto connosco”. E, por outro lado, que “possamos todos estar mais atentos no futuro para evitar estas tristes ocorrências”.

“Todos somos responsáveis pela construção de uma comunidade dinâmica e estável”, frisa a CME que já apresentou queixa na GNR de Esmoriz.

Botão Voltar ao Topo