Há 40 anos, era muito difícil entrar num grupo de Carnaval – Por Pedro Gomes
Foi há 40 anos que desfilei pela primeira vez como adulto no Carnaval de Ovar integrando o grupo “Marados” no qual tinha ingressado no final de 1983.
Na altura, era muito difícil entrar para um grupo de Carnaval e para tal tinhamos que nos juntar primeiro ao grupo de amigos, durante meses ou anos, e provar que realmente tínhamos espirito antes de sermos admitidos como “maçaricos”.
Depois continuava-se a provar, ano após ano, que tinhamos capacidade, habilidade, disponibilidade e se, digamos, preenchíamos os requisitos definidos pelo grupo.
Até integrar-nos na plenitude era um período difícil e penoso até. Finalmente chegávamos a membros de corpo e alma e então vim por aí fora até hoje.
Que saudades desses tempos e do grupo de amigos que realmente éramos, éramos um por todos e todos por um. Que saudades do pessoal.
Agora é tudo diferente, qualquer um facilmente é membro de um grupo sem perceber nada de Carnaval de Ovar, e nem sabe fazer nada – espirito, desse nem se fala! É só passear com os casacos do grupo, como se fossem muito importantes.
Enfim, é a evolução dos tempos e o Carnaval não foge à regra.
Bom Carnaval de 2024. Viva o Carnaval de Ovar!
Pedro Gomes (publicado nas redes sociais) – Ovar